configurações

Após celulares adiantarem o relógio, saiba como cancelar a alteração do horário de verão


Celulares adiantaram o relógio, automaticamente, para aderir ao extinto horário de verão

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 01/11/2020 às 14:57
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Leitura:

Alguns celulares do sistema operacional Android tiveram o relógio adiantados automaticamente, em uma hora, à meia-noite deste domingo (01) devido ao horário de verão. No entanto, é importante lembrar que o horário de verão foi cancelado pelo presidente Jair Bolsonaro em 2019, mas essa mudança automática do extingo horário de verão no Brasil acontece principalmente em aparelhos com versões anteriores ao Android 10. Muitos usuários foram pegos de surpresa.

O Google havia feito um alerta sobre essa alteração do horário de verão nos celulares e afirmou que os usuários, caso não queiram o horário de verão no celular, devem alterar a data e hora nas configurações. Confira abaixo como corrigir o horário de verão nos aparelhos Android:

Saiba corrigir o horário de verão

  • Toque no ícone "Configurar";
  • toque na opção "Data e hora";
  • desmarque a opção "Data e hora automáticas";
  • configure manualmente a hora correta.

A mudança no horário de verão no Brasil impactou o banco de dados da Autoridade para Atribuição de Números de Internet (IANA), que é responsável por passar as informações para os smartphones. Mesmo assim, muitos celulares já foram atualizados e não aderiram automaticamente o horário de verão.

Cancelamento do horário de verão
O horário de verão foi criado e instituído entre 1931/1932, pelo então presidente Getúlio Vargas, e costumava durar entre outubro e fevereiro. Com a decisão de Jair Bolsonaro em retirar o horário de verão, argumentando ser um ''questão de economia'', pois ''não economizava mais energia e mexia com o relógio biológico na área de saúde''. Com isso, vários Estados brasileiros não precisam


Mais Lidas