PANDEMIA

Covid-19: aumento de casos em Pernambuco pode ser consequência da aglomeração nos feriadões

Pacientes que ocupam cerca de 80% dos leitos de UTI em Pernambuco apresentam síndrome respiratória aguda grave com suspeita ou confirmação de covid-19

Yuri Nery
Yuri Nery
Publicado em 04/11/2020 às 15:26
Bruno Campos/JC Imagem
FOTO: Bruno Campos/JC Imagem

A percepção do aumento de novos casos da covid-19 nas duas últimas semanas em Pernambuco vem deixando de ser mera impressão para uma realidade no sistema de saúde. Os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) geridos pela Prefeitura do Recife estão com um número maior de pacientes em comparação com um mês atrás. O Hospital Provisório Recife l, localizado na Rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro, na área Central do Recife, estava nesta terça-feira (3) com 80 pessoas em terapia intensiva com sintomas da doença. No dia 3 de outubro, a unidade estava com 45 pacientes, ou seja, quase a metade. A ocupação das enfermarias também aumentou no mesmo período: de 59 pulou para 67. Na avaliação do pesquisador e médico infectologista Paulo Sérgio Ramos, esse é um aumento considerável e que serve de alerta.

“É um indicador que faz com que as autoridades de saúde tenham se preocupado e estejam monitorando de forma mais perto o que possa estar acontecendo”, disse.

Ocupação de leitos

De acordo com dados divulgados no boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, nesta terça-feira 79% dos 786 dos leitos de UTI e 54% das 833 vagas de enfermeira estavam ocupados com pacientes que apresentam síndrome respiratória aguda grave (SRAG), com suspeita ou confirmação de infecção pelo novo coronavírus.

Consequência dos feriadões

Autoridades de saúde alertam que qualquer índice de ocupação de leitos a partir de 80% já representa uma zona crítica e exige capacidade de resposta. O epidemiologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rafael Moreira, afirma que a elevação no número de casos pode ser consequência das aglomerações provocadas nos últimos feriadões.

“Isso pode ser por diversas razões. Mas entre elas a gente pode está pensando como resultado, colhendo frutos dos dois últimos feriadões. Que a gente observou, realmente, na flexibilização a maior circulação das pessoas”, explicou.

Medidas de segurança

Rafael Moreira destaca ainda a importância de a população continuar seguindo com as medidas de segurança e higiene para evitar a disseminação do novo coronavírus. “Esses fatos nos levam a aumentar o nosso nível de preocupação, aumentar o nosso nível de vigilância, no sentido de mantermos as mesmas medidas de distanciamento social. Uso de máscara, evitar aglomeração, etiqueta respiratória, higiene das mãos. É muito importante termos ainda essas medidas em nosso dia a dia”, finalizou.