Estados Unidos

Trump declara vitória nas eleições dos Estados Unidos mesmo sem resultados definidos

Contagem de votos acontece no país; o concorrente Joe Biden manifestou confiança

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 04/11/2020 às 6:50
Sem Crédito
FOTO: Sem Crédito

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, declarou vitória na eleição presidencial norte-americana do país, mesmo com os resultados da contagem de votos ainda estarem sendo apurados, informou a agência Reuters. O concorrente de Trump, Joe Biden, do Partido Democrata, manifestou confiança em vencer a disputa presidencial que não estará finalizada até em que alguns estados completem a contagem dos votos nas próximas horas ou dias.

"Francamente, nós vencemos esta eleição", afirmou Trump ao afirmar que venceu em vários estados cruciais onde a apuração ainda estava em andamento.

Leia também: Antonio Lavareda fala sobre a reta final das eleições nos Estados Unidos

Eua: Presidente Trump e primeira-dama têm teste positivo para covid-19

"Isso é uma fraude contra o povo americano", afirmou o atual presidente norte-americano, sem apresentar qualquer evidência que respaldasse a alegação. As leis eleitorais dos EUA determinam que todos os votos devem ser contados. Este ano, mais votos serão apurados, devido à grande votação por correio em meio à pandemia do novo coronavírus.

Vitória em estados-chave

Ainda de acordo com a Reuters, Trump venceu nos estados-chave da Flórida, Ohio e Texas, afastando as esperanças de Biden de uma vitória decisiva no início da apuração, mas Biden disse que caminhava para vencer a eleição com vitórias em três estados da região do Cinturão da Ferrugem.

Biden, de 77 anos, quer vencer nos estados do chamado "muro azul" - Michigan, Wisconsin e Pensilvânia - que levaram Trump, de 74 anos, para a Casa Branca em 2016.

"Nos sentimos bem onde estamos", disse Biden no estado de Delaware, onde mora, recebendo como resposta as buzinas dos carros de apoiadores que o ouviam. "Acreditamos que estamos a caminho de vencer esta eleição."

Trump tem repetido, sem apresentar provas, que o aumento na votação pelo correio levará a um aumento na fraude, embora especialistas em eleições afirmem que fraudes sejam raras e que a votação pelo correio é algo comum há tempos nas eleições nos Estados Unidos.