Dengue

Semana de combate à dengue em Pernambuco alerta para cuidados com a doença

Com a pandemia, muitos esqueceram de ficar atentos também aos perigos do mosquito Aedes aegypti

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 05/11/2020 às 9:25
Divulgação/Fiocruz
FOTO: Divulgação/Fiocruz

Esta semana é a semana de combate à dengue no estado de Pernambuco. A data foi instituída pela Assembleia Legislativa de Pernambuco com o objetivo de chamar atenção dos gestores públicos e da população em geral para as ações de controle e combate ao mosquito Aedes aegypti.

A gerente do Programa Estadual de Controle as Arboviroses, Claudenice Pontes, falou sobre os cuidados com a doença que não podem ser deixados de lado nessa época de pandemia.

“Nesse momento de pandemia que estamos tendo restrições dos agentes da endemia e suas inspeções, fazemos um apelo para sensibilizar a população para sempre ficar olhando se tem um depósito com água que possa virar um criadouro do mosquito”, orientou.

Até o início do mês passado, 7.270 pessoas adoeceram com dengue em Pernambuco. O número está em queda, mas, segundo Claudenice, pode haver uma subnotificação dos casos.

“Ainda sim é preciso ter cuidado, pois pode ser que houve uma subnotificação. Tem pessoas que adoeceram mas por conta da situação de pandemia podem não ter procurado uma unidade e esse caso não ser computado. Mas isso já preocupa, nós estamos sim tendo transmissão, e tendo transmissão, ocorrendo a doença já é preocupante”, afirmou.

Cuidados com a dengue

De acordo com a gerente é preciso sempre ter atenção a reservatórios de água parada, principalmente com as chuvas que podem fazer com que águas acumulem em depósitos.
“Sempre é preciso observar se no quintal,no jardim tem algum tipo de recipiente que possa acumular água e virar outro criadouro”, disse.

Ouça a reportagem de Leonardo Vasconcelos: