Crime

Bandidos explodem carro-forte e geram pânico em supermercado no Recife

Os criminosos colocaram explosivos no parabrisa do veículo e trocaram tiros com os seguranças do local

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 06/11/2020 às 8:54
Marconi Meireles/Cortesia
FOTO: Marconi Meireles/Cortesia

Bandidos investiram contra um carro-forte no supermercado Atacadão, localizado na BR-101 no bairro da Iputinga no Recife, por volta das 18h de quinta-feira (5). Segundo testemunhas, o veículo tinha acabado de entrar no estacionamento do local. Pelo menos cinco homens fortemente armados participaram da ação, que levou pânico aos clientes e funcionários.

Na manhã desta sexta-feira (6) a movimentação do supermercado está tranquila. O estabelecimento abriu normalmente e os clientes já puderam entrar, mas existe uma área no estacionamento que continua isolada porque um dos carros incendiados durante a ação criminosa deve ser periciado ainda pela manhã.

O crime

Os criminosos jogaram dinamites no parabrisa do veículo para intimidar os vigilantes, mas o motorista acelerou e derrubou uma grade. Em seguida, houve uma intensa troca de tiros entre os criminosos e os seguranças do estabelecimento. Os clientes que faziam compras no local se jogaram no chão.
Os malotes com dinheiro não foram levados e os suspeitos fugiram em um outro carro. Um veículo foi queimado no local. O carro supostamente usado na fuga também foi queimado e abandonado e acabou sendo localizado horas depois no Engenho no Meio.

Vítimas

Ao todo, três pessoas ficaram feridas, sendo duas delas seguranças que trabalham no supermercado. Um atingido na boca e o outro ferido de raspão no braço. Uma terceira vítima, um vigilante que desceu do carro-forte segundos antes da investida, foi baleada na perna.
O presidente do Sindiforte, sindicato que representa os trabalhadores, Claudio Mendonça, falou sobre o ocorrido.

“Eles estavam em um prisma. A nossa guarnição chegou no supermercado para fazer a apanha. E, para nossa surpresa, eles foram abordados no desembarque e aí houve toda essa troca de tiros intensa. Tiveram dois vigilantes feridos do supermercado e um na perna do carro-forte. Colocaram o artefato no parabrisa do carro pedindo que o motorista abrisse a todo instante a porta do carro forte. Mas o nosso companheiro foi bem louvável e soube usar a máquina colocando por cima deles e eles saíram em disparada pela BR. Foi informado que eram em torno de cinco pessoas mas eu acredito que tinham mais”, disse.

Todas as vítimas foram socorridas para a UPA da Caxangá e depois transferidas para hospitais do Recife. Após a fuga dos criminosos, houve uma intensa movimentação de viaturas da polícia e ambulâncias. Todos os clientes e funcionários foram obrigados a ficar dentro do supermercado, muitos ficaram assustados.

Trabalho da polícia

Uma equipe do batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar desativou o explosivo no carro-forte. O trabalho da polícia atraiu a atenção de muitos curiosos, as pessoas que estavam no interior da loja foram liberadas logo em seguida.

O Departamento dos Crimes Patrimoniais (Depatri) da Polícia Civil irá investigar a tentativa de assalto.

Ouça as reportagens sobre o assunto: