Covid-19

Oito meses da covid-19 em Pernambuco; relembre o primeiro caso

Os dois primeiros casos no estado foram registrados no dia 12 de março, um dia depois da OMS declarar a contaminação do coronavírus como pandemia

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 12/11/2020 às 12:33
Pixabay
FOTO: Pixabay

Nesta quinta-feira (12) fazem exatamente oito meses que Pernambuco confirmou seus primeiros casos do novo coronavírus. No dia 12 de março deste ano, um casal de idosos, moradores de Recife foram os primeiros a testaram positivo para a doença. Eles tinham voltado de uma viagem para a Itália, na Europa. Pernambuco foi o 9º estado a ter casos da covid-19 no Brasil.

A mulher tinha 66 anos e o homem, 71. Moradores da Zona Sul do Recife, os dois tiveram sintomas, ficaram em observação, e o homem chegou a ser internado, mas ambos ficaram bem. Os casos foram anunciados a imprensa através de uma coletiva realizada pela Secretária de Saúde de Pernambuco (SES).

Pandemia

Um dia antes da confirmação dos casos em Pernambuco, no dia 11 de março, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, fez uma declaração afirmando que a OMS havia elevado o estado da contaminação do coronavírus para pandemia.

Até o dia 11 de março, 69 casos estavam confirmados no Brasil. Quatro casos estavam confirmados no Nordeste. Três no estado da Bahia e um em Alagoas.

Casos covid-19 atualmente

Pernambuco somatiza de acordo com a SES, até a manhã desta quinta-feira (12) 163.098 casos da covid-19, e 8.773 mortes pela doença. Porém, mais de 149.768 pessoas ficaram curadas do coronavírus no estado.