ELEIÇÕES

Saiba qual a importância e a função do vereador em uma cidade

São 19.693 candidatos a vereador em todo o estado de Pernambuco nas eleições 2020

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 13/11/2020 às 18:20
Reprodução/Rádio Jornal Pesqueira
FOTO: Reprodução/Rádio Jornal Pesqueira

Este ano, os eleitores brasileiros vão escolher seus prefeitos, vice-prefeitos e vereadores para comandas as cidades do Brasil pelos próximos quatro anos. É importante entender o papel deles para saber o que ele pode ou não fazer. Só em Pernambuco nestas eleições, 6.732.607 eleitores estão habilitados para escolher os novos 184 prefeitos e 2.161 vereadores para os 184 municípios do Estado. Pernambuco tem 19.693 candidatos a vereador em todo o estado. Mas você entende qual a função dos vereadores?

O sistema político possui três esferas definidas: legislativo, executivo e judiciário. O poder legislativo cria as leis, o executivo coloca elas em prática e o judiciário verifica se as leis estão sendo cumpridas corretamente. E esses poderes possuem representação nas esferas municipal, estadual e federal.

De maneira bem resumida: os vereadores são os representantes municipais do poder legislativo. Ou seja, eles são os responsáveis por propor leis para as pessoas de uma determinada cidade. Essas decisões são discutidas dentro de uma câmara municipal, ou câmara dos vereadores.

Saiba mais no podcast A Gente Explica:

>> Eleições 2020: veja quais são os candidatos de todas as cidades de Pernambuco

>> Eleições 2020: Urnas são seguras e uso é transparente, afirma TSE

>> Eleições 2020: saiba como votar em segurança contra a covid-19

>> Eleições 2020: confira esquema de segurança contra a covid-19 montado para o dia do pleito