Eleições 2020

Urnas eletrônicas começam a ser transportadas para polos eleitorais em Pernambuco

Em torno de 4.430 equipamentos foram escoltados por policiais militares até os destinos nesta sexta (13)

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 13/11/2020 às 12:21
Wellington Lima/Jc Imagem
FOTO: Wellington Lima/Jc Imagem

As urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições deste domingo (15) já começaram a ser transportadas para os locais de votação. No Recife, 53 veículos entre vans e caminhões, escoltados por policiais militares, foram abastecidos com 4.431 equipamentos na manhã desta sexta-feira (13).

As urnas saíram do Polo 1 no bairro do Bongi, onde foram preparadas com todos os dados dos eleitores e candidatos e seguiram para os colégios colégios eleitorais da capital e de mais três municípios: Olinda, São Lourenço da Mata e Camaragibe. O estado conta com 17 polos de distribuição espalhados no Sertão, Agreste e Zona da Mata. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral em Pernambuco (TRE-PE), até este sábado (14) serão transportadas todas as 20.541 urnas eletrônicas que serão usadas no domingo, como relatou o diretor geral do TRE- PE, Orson Lemos.

“Teve início, às 8h, o transporte simultâneos nos 18 polos de todo o estado de Pernambuco. Todos os 3.300 locais de votação serão guarnecidos com policiais da Polícia Militar”, disse.

Além das urnas, os materiais de proteção de uso individual que serão usados no dia da eleição também já seguiram para os locais de votação. “O mesário vai receber álcool em gel, máscaras, proteções individuais, marcações de pisos e há também o álcool em gel para o próprio eleitor na sessão se higienize antes de votar. Na Região Metropolitana, até o final do dia, serão distribuídas e testadas, passando no primeiro teste, elas ficam lá. Se tivermos algum problema, nós substituiremos”, explicou o diretor.

Pernambuco tem 6,7 milhões de eleitores aptos a votar. Do total, 53,6% são mulheres.

Ouça a reportagem de Elis Martins: