OLIINDA

Por medo de aglomerações, Lupércio suspende festa para acompanhar resultado em Olinda

A festa do candidato à reeleição para prefeito de Olinda, Professor Lupércio, seria realizada em uma casa de recepções no bairro de Ouro Preto

Atualizada às 20h59
Atualizada às 20h59
Publicado em 15/11/2020 às 19:42
João Victor Amorim/ Rádio Jornal
FOTO: João Victor Amorim/ Rádio Jornal

O candidato à reeleição para prefeito de Olinda, Professor Lupércio (Solidariedade), cancelou a festa que seria realizada para acompanhar o resultado das Eleições 2020. O comandante da campanha, Zé Maria, anunciou aos apoiadores que estavam na casa de recepções no bairro de Ouro Preto, na noite deste domingo (15).

Muita gente estava postando fotos do local e a equipe ficou com medo de gerar aglomeração, dependendo do resultado da votação. O comandante da campanha informou que já havia recebido R$ 50 mil em multa por conta da realização do evento.

>> Urnas fechadas em Pernambuco; confira ao vivo a apuração dos votos das Eleições 2020

>> Instabilidade do TSE atrasa apuração dos votos no Recife e em várias cidades do Brasil

>> Em Pernambuco, apenas 1,12% das urnas apresentou problemas, diz TRE-PE

>> TSE registra 45 candidatos presos e 2,7 mil urnas trocadas

Recomendação do MPPE

Mais cedo, o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros, orientou todos os promotores eleitorais do Estado para que impeçam possíveis comemorações de candidatos vencedores nas Eleições 2020 que venham a provocar aglomerações. A medida é uma forma de conter a disseminação da contaminação pelo novo coronavírus e tem como base o Artigo 240, parágrafo único, do Código Eleitoral, que proíbe a realização, desde 48h antes até 24h depois da eleição, de qualquer propaganda política mediante radiodifusão, televisão, comícios ou reuniões públicas.

"Conclamo os candidatos vencedores a, independentemente da decisão da Justiça Eleitoral, não participarem de comemorações que enseje aglomerações. A pandemia ainda não acabou e só venceremos ‘esta guerra’ com esforço conjunto de toda sociedade", Francisco Dirceu Barros do MPPE.

A informação foi repassada pela assessoria de imprensa do MPPE. “Até o presente estamos conduzindo as eleições muito bem, mas nossa preocupação também é com as comemorações. Historicamente, logo após a proclamação dos resultados há uma euforia popular e as ruas ficam lotadas de pessoas. Este fato pode potencializar a proliferação da covid-19 em todo o Estado. No momento, já conseguimos três liminares proibindo comemorações em São José do Egito, Olinda e Abreu e Lima”, afirmou Francisco Dirceu Barros na tarde deste domingo.

Expectativa boa para resultado

O Professor Lupércio tem grandes possibilidades de vencer no primeiro turno. Ele fala sobre a expectativa para o resultado. "A expectativa é muito boa. A gente teve um cuidado de ter todo respeito pelos nossos concorrentes (...) A gente cuidado de não baixar o nosso nível e, mais do que nunca, a população de Olinda merece respeito (...) Estamos otimistas que vai dar tudo certo e estamos esperançosos", disse.