Festa de Nossa Senhora da Conceição

Festa de Nossa Senhora da Conceição será diferente no Recife; confira mudanças

A tradicional celebração terá cuidados extras por causa da pandemia da covid-19

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 16/11/2020 às 12:18
Alexandre Gondim / JC Imagem
FOTO: Alexandre Gondim / JC Imagem

A tradicional festa de Nossa Senhora da Conceição, realizada todo ano desde 1904, será diferente este ano por causa da pandemia da covid-19. O costume de milhares de fiéis de subir o Morro da Conceição, localizado na Zona Norte do Recife, terá algumas mudanças. O Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição irá realizar algumas ações sanitárias necessárias na luta contra o coronavírus. Neste ano, a festa, que está na edição 116, irá ocorrer no dia 8 de dezembro. A celebração costuma durar 11 dias, tendo início no dia 28 de novembro.

O reitor do santuário, padre Luiz Vieira, detalhou como será a festa deste ano.

“Estamos aqui, com alegria, planejando e pensando como será a festa de Nossa Senhora da Conceição de 2020 nesse ‘novo normal’ de pandemia. Muitas mudanças acontecerão. O acesso, por exemplo, será muito restrito. Teremos cinco missas diárias, mais o novenário a noite, e também teremos 420 dentro do santuário”, contou.

Acesso

Sobre como será o acesso ao santuário e se haverá marcação antecipada o padre Luiz esclareceu a situação.
“É muito complicado a realização de um agendamento porque o público que vem ao morro é muito variado. Então o que será feito é que haverá voluntários nos portões e quando for atingida aquela quantidade, então para e as pessoas terão que esperar para uma outra missa. Tem pessoas que passam o dia dentro do santuário e participam de diversas missas, mas este ano infelizmente não será assim. Quando acabar as missas todos deverão sair para a igreja ser higienizada e logo após então um novo público chegar para uma nova missa”, disse.

Horários

As missas acontecerão de três em três horas para haver um tempo de higienização e de uma maior facilidade na entrada e saída do público.

Monumento

Segundo o padre, o monumento de Nossa Senhora da Conceição, sempre muito movimentado, também terá um acesso diferente este ano.

“O acesso ao monumento de Nossa Senhora da Conceição será controlado também. Nós temos um espaço, e aí entrará uma determinada quantidade de pessoas que vamos medir no chão, distanciamento de um metro e meio, e quando chegar essa quantidade, essas pessoas terão um tempo para fazer sua oração, seu agradecimento, receber uma benção do missionário e saírem para que possa entrar outro público. Durante todo o dia.”, explicou.

Festa Online

Para quem ficar em casa será possível acompanhar as celebrações através das redes sociais do santuário.

Ouça a reportagem de Leonardo Baltar: