volta às aulas

Escolas privadas cumprem mais uma etapa de retorno às aulas em Pernambuco

Em uma escola da Zona Norte do Recife, cerca de 35% dos estudantes do 1º ao 5º ano do fundamental compareceram às aulas

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 17/11/2020 às 12:32
Bruno Campos/Tv Jornal
FOTO: Bruno Campos/Tv Jornal

Alunos da rede privada do 1º ao 5º ano do ensino fundamental voltaram às aulas presenciais nesta terça-feira (17) em Pernambuco. Em uma escola particular no bairro do Espinheiro, na Zona Norte do Recife, 35% dos estudantes retornaram às salas de aula. Todos com máscara.

Para manter a segurança dos estudantes e funcionários, o colégio instalou pias e sinalizou toda a estrutura interna. Nas salas, cadeiras estão separadas para manter o distanciamento. As portas ganharam puxadores de pé e, para evitar aglomeração, entrada e saída dos alunos também foram modificadas.

A diretora pedagógica da instituição falou sobre o que mudou na escola. “Foram diversas adaptações que nós precisamos fazer. Tanto estruturais quanto de rotina. A entrada foi uma delas, precisamos fazer uma nova entrada para alunos do 1º ao 3º ano e a anterior ficou para os alunos do 4º ao 9º ano”, explicou.

Na entrada do colégio também é necessário aferir a temperatura. As aulas acontecem de forma híbrida e as turmas foram dividas em dois grupos. Enquanto uma parte dos estudantes está em sala, outra parte assiste aula em casa. “Nossas aulas estão sendo híbridas, e o aluno tem a opção junto à família de fazer a escolha se vem para o colégio ou não. A criança que não vem para a escola não tem nenhum prejuízo pedagógico”, afirmou a diretora.

Em uma escola que funciona no bairro da Estância, na Zona Oeste do Recife, cerca de 100 alunos do 1º, 4º e 5º ano voltaram às aulas presenciais nesta terça feira (17).
Eles foram recebidos por funcionários que mediram a temperatura e higienizaram as mãos.
Nas salas de aula, as mesas para dois alunos estavam equipadas com protetores de acrílico para evitar a aproximação entre as crianças.

A retomada das aulas presenciais faz parte do plano de convivência com a covid-19 determinado pelo governo do estado. Na próxima terça-feira (24), será a vez dos alunos do ensino infantil voltarem à sala de aula.

Ouça a reportagem de Elis Martins: