Ato

Professores da rede estadual realizam ato em prol do pagamento do piso salarial

Uma comissão do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe), que liderou o movimento, foi recebida pelo adjunto da casa civil

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 18/11/2020 às 11:32
Wellington Lima/TV Jornal
FOTO: Wellington Lima/TV Jornal

Uma comissão do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe), foi recebida nesta quarta-feira (18) pelo adjunto da casa civil, após a categoria realizar uma manifestação. A principal reivindicação dos trabalhadores é o pagamento do piso salarial para os professores da rede estadual. O ato aconteceu nesta manhã, em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado.

Segundo o presidente do Sintepe, Fernando Melo, o Governo não está cumprindo o acordo.

“Nós sempre negociamos com o Governo a atualização do piso, o retroativo para quem estava abaixo do piso, mas garantindo a atualização para toda a carreira. Então, isso garante que a carreira permaneça existindo. Esse ano, o governo nega a repercussão da atualização do piso para a carreira”, disse.

Para evitar aglomeração por conta da pandemia, somente algumas lideranças do Sindicato participaram do ato. Ainda segundo o Sintepe, professores aderiram ao movimento com um dia de paralisação nas escolas.
Com o prazo apertado, o Sintepe teme não ter uma definição a tempo.

“Nós estamos fazendo um levantamento em todas as escolas do estado, em todas as 750 escolas que retornaram as atividades. Nossos representantes de bases estão fazendo esse levantamento da adesão. Para que no final do dia possamos ter esses dados, que sirvam para análise do próprio sindicato, e também para encaminhar os próximos movimentos. A legislação determina que todo projeto de lei para ser votado ainda este ano, ele precisa estar na Assembleia Legislativa no dia 20, que é sexta-feira. E o governo até agora não sinalizou com nenhuma situação concreta”, relatou.

Ouça a reportagem de Elis Martins: