TRE-PE prepara urnas para segundo turno no Recife e em Paulista

O processo de transição das urnas para o segundo turno termina na próxima quarta-feira (25)

ELEIÇÕES 2020
TRE-PE prepara urnas para segundo turno no Recife e em Paulista

A cerimônia realizada neste sábado é pública e foi publicada no Diário Oficial - Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) começou a preparar, neste sábado (21), as urnas eletrônicas que serão utilizadas no pleito do segundo turno nas cidades do Recife e de Paulista.

O secretário de tecnologia do TRE-PE, George Maciel, explica o trabalho. “Essas urnas passam por um processo, agora, de transição para o segundo turno. É um procedimento técnico onde a gente vai programar as urnas para o segundo turno, marcando apenas os dois candidatos que concorrerão ao cargo de prefeito. É um procedimento mais rápido, existe a demora do autoteste das urnas, todas elas passam por teste novamente, nenhum dado é apagado, todos são mantidos para fins de auditoria (...) elas são novamente encaixotadas e ficam aguardando o término desse processo, que será concluído na próxima quarta-feira (25)”, detalhou.

 

>> Em Pernambuco, apenas 1,12% das urnas apresentou problemas, diz TRE-PE 

>> TSE registra 45 candidatos presos e 2,7 mil urnas trocadas

>> Urnas eletrônicas começam a ser transportadas para polos eleitorais em Pernambuco

>> Eleições 2020: Urnas são seguras e uso é transparente, afirma TSE

>> TRE-PE começa a preparar as urnas eletrônicas para as eleições 2020

>> Diretor-geral do TRE-PE pede que eleitor não use álcool nas urnas para evitar danos

 

Segundo George Maciel, na quinta-feira (26), os caminhões começam a ser carregados para fazer a distribuição das urnas a partir da sexta-feira (27) nos respectivos locais de votação. “Essa urna, quando chega no local de votação, passa por uma inspeção, checagem, para ver se não houve nenhum dano e todas elas serão vistoriadas até o sábado (28), véspera da eleição”, completou.

A cerimônia realizada neste sábado é pública e foi publicada no Diário Oficial. “Ela é presidida pelos respectivos juízes eleitorais de cada zona e acompanhada também do Ministério Público, foram convidadas OAB e representantes de cada partido”, explicou.

Urnas utilizadas 

Para Recife, estão sendo preparadas 2.863. Além do volume total, serão separadas 263 urnas a mais para eventuais contingências. Já para o município de Paulista, além das 546 urnas de seções, o TRE-PE vai contar com mais 51 urnas para eventuais defeitos.

Em caso de substituição, não há perda de dados. Todos são transferidos para as urnas de contingência.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.