EDUCAÇÃO

Aulas do semestre 2020.1 da UFPE serão retomadas em janeiro de 2021; veja a data

Documento que determina o retorno das aulas na UFPE foi elaborado com a colaboração de funcionários e alunos da instituição de ensino

Yuri Nery
Yuri Nery
Publicado em 27/11/2020 às 17:57
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) anunciou que vai retomar com as aulas do semestre letivo 2020.1, no dia 25 de janeiro de 2021, de forma híbrida. A data consta na Resolução nº 23/2020, que determina o Calendário Acadêmico-Administrativo do Ensino de Graduação Presencial para os anos de 2020 e 2021, considerando o contexto de pandemia provocado pelo novo coronavírus. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou o documento por unanimidade na manhã desta sexta-feira (27), durante reunião realizada por videoconferência. O reitor da UFPE, Alfredo Gomes, destaca que o processo para a tomada da decisão foi coletivo.

“Nós passamos em todos os conselhos departamentais da Universidade, conversamos amplamente com a comunidade, tivemos reuniões com os estudantes também e com o Sintufepe (sindicato dos servidores). Então, foi uma proposta bastante discutida, amadurecida”, disse.

Datas

Conforme calendário aprovado, as aulas de 2020.1 recomeçam em 25 de janeiro de 2021. Enquanto o semestre letivo de 2020.2 será iniciado em 24 de maio de 2021. Já no caso do semestre 2021.1, as aulas iniciam em 20 de setembro de 2021. Os três semestres seguirão o formato híbrido. A pró-reitora de Graduação, Magna do Carmo Silva, também destacou a importância da participação de docentes, técnicos administrativos e estudantes da Universidade no processo.

“Hoje é a culminância de um trabalho coletivo, dialógico com toda a comunidade. Então, penso que este é o espaço adequado para traçarmos as discussões finais e tomarmos uma decisão do que é melhor para a UFPE”, comentou.

Aulas híbridas

Ainda de acordo com a resolução, a oferta de componentes curriculares/disciplinas deverá ocorrer de forma híbrida, podendo ser nos seguintes formatos: exclusivamente remota; remota e/ou presencial, desde que preservadas as condições de biossegurança. A opção dependerá da natureza da disciplina e da necessidade de presencialidade para execução. Caberá à coordenação de curso a divulgação do formato da oferta de cada disciplina do semestre antes do período de matrícula e/ou modificação de matrícula.

No caso de disciplinas presenciais, ressalvado o disposto no § 1º do Art. 3º, deve ser assegurada ao estudante que se enquadra no grupo de risco para a Covid-19 a realização das atividades de forma remota (síncrona e/ou assíncrona), devendo o estudante enviar a comprovação à coordenação de curso em cópia ao docente, via e-mail.

Cerimônia remotas

Enquanto durar a pandemia do novo coronavírus, as defesas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e as cerimônias de Colação de Grau ocorrerão remotamente, de acordo com a Resolução nº 15/2020, do Cepe. Excepcionalmente, poderá ser autorizada pelas direções de centros a realização dessas atividades de forma presencial, sendo observados os critérios de biossegurança estabelecidos pela UFPE.

A resolução especifica todas as datas e todos os procedimentos internos de matrícula, regras sobre oferta de disciplinas, atribuições dos docentes, monitorias, estágios, recessos e feriados. O documento completo será publicado no Boletim Oficial da UFPE de hoje (27), a ser disponibilizado no site da Progepe (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida). Vale ressaltar que as medidas estipuladas na resolução poderão ser revistas pela UFPE caso haja mudanças significativas no cenário social no qual se insere a pandemia do novo coronavírus.