Festa de Nossa Senhora da Conceição sofre mudanças por conta da pandemia; veja fotos

A tradicional festa de Nossa Senhora da Conceição é mais uma festividade afetada pela pandemia da covid-19

FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIçãO
Festa de Nossa Senhora da Conceição sofre mudanças por conta da pandemia; veja fotos

Preparativos para a Festa do Morro da Conceição. - Foto: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Este ano, a festa de Nossa Senhora da Conceição será diferente. Pela primeira vez em 116 anos os eventos culturais e a tradicional procissão de encerramento foram cancelados. Por conta da pandemia houve alteração também no formato das celebrações que podem ser acompanhadas pelo canal do YouTube do Morro da Conceição.

O reitor do Santuário, Luis Vieira, comenta as mudanças. “Tivemos que readequar o espaço físico do santuário, readequar o trabalho dos voluntários e precisamos dizer aos fiéis que subam o morro, mas com essa mentalidade nova, esse cuidado consigo e com o outro para não estarmos transmitindo a doença que está tão difícil de ser vencida”, destacou.

No Santuário do Morro, as cadeiras foram colocadas do lado de fora, separadas umas das outras e os bancos dentro da igreja estão sinalizados para manter o distanciamento social. Duas pias também foram instaladas na entrada da igreja e a água só sai da torneira quando o equipamento é acionado com o pé.

Fiéis se adaptam às mudanças

Os devotos de Nossa Senhora da Conceição ainda estão se acostumando com os protocolos para as visitas deste ano ao Santuário. Alguns anteciparam as visitas ao morro. Foi o caso da aposentada Maria Nazaré, que foi ao local nesta quarta-feira (2). Antes de entrar na igreja ela precisou aferir a temperatura e higienizar as mãos. “Muito importante. Nós ficamos mais tranquilos”, disse.

Comércio

A festa também está diferente para quem vive do comércio no morro. O vendedor Romildo Paulino, que costumava faturar com a venda de produtos religiosos está com as mercadorias paradas. “É um ano bem atípico. É o jeito. Vamos vendo o que se pode fazer na medida do possível”, comentou.

Celebrações

Até o dia 7 de dezembro serão realizadas cinco celebrações diárias: às 6h, 9h, 12h, 14h e às 16h. O Novenário acontece sempre às 19h.

Veja as fotos: 

Ouça a reportagem de Elis Martins:

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.