
A tradicional festa de Nossa Senhora da Conceição é mais uma festividade afetada pela pandemia da covid-19
Preparativos para a Festa do Morro da Conceição. - Foto: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Este ano, a festa de Nossa Senhora da Conceição será diferente. Pela primeira vez em 116 anos os eventos culturais e a tradicional procissão de encerramento foram cancelados. Por conta da pandemia houve alteração também no formato das celebrações que podem ser acompanhadas pelo canal do YouTube do Morro da Conceição.
O reitor do Santuário, Luis Vieira, comenta as mudanças. “Tivemos que readequar o espaço físico do santuário, readequar o trabalho dos voluntários e precisamos dizer aos fiéis que subam o morro, mas com essa mentalidade nova, esse cuidado consigo e com o outro para não estarmos transmitindo a doença que está tão difícil de ser vencida”, destacou.
No Santuário do Morro, as cadeiras foram colocadas do lado de fora, separadas umas das outras e os bancos dentro da igreja estão sinalizados para manter o distanciamento social. Duas pias também foram instaladas na entrada da igreja e a água só sai da torneira quando o equipamento é acionado com o pé.
Os devotos de Nossa Senhora da Conceição ainda estão se acostumando com os protocolos para as visitas deste ano ao Santuário. Alguns anteciparam as visitas ao morro. Foi o caso da aposentada Maria Nazaré, que foi ao local nesta quarta-feira (2). Antes de entrar na igreja ela precisou aferir a temperatura e higienizar as mãos. “Muito importante. Nós ficamos mais tranquilos”, disse.
A festa também está diferente para quem vive do comércio no morro. O vendedor Romildo Paulino, que costumava faturar com a venda de produtos religiosos está com as mercadorias paradas. “É um ano bem atípico. É o jeito. Vamos vendo o que se pode fazer na medida do possível”, comentou.
Até o dia 7 de dezembro serão realizadas cinco celebrações diárias: às 6h, 9h, 12h, 14h e às 16h. O Novenário acontece sempre às 19h.
Dados foram divulgados nesta quarta-feira (2) pela SES-PE
A medida do MEC sobre volta às aulas presenciais vale para as instituições federais de ensino superior
Parentes de Igor Bernardo Gomes acreditam na possibilidade do caso ter sido um assassinato