EDUCAÇÃO

Após polêmica, MEC muda para 1º de março aulas presenciais nas universidades federais

A nova data para volta das aulas presenciais foi publicada em edição extra do Diário Oficial

Da Agência Brasil
Da Agência Brasil
Publicado em 08/12/2020 às 9:55
Ascom/ UFPE
FOTO: Ascom/ UFPE

O Ministério da Educação (MEC) mudou, de 4 de janeiro para 1º de março, o início das aulas presenciais nas instituições federais de ensino superior. A nova data foi definida em portaria publicada na edição extra do Diário Oficial da União, nessa segunda-feira (7).

>> UFPE inicia aulas do semestre suplementar

>> Aulas do semestre 2020.1 da UFPE serão retomadas em janeiro de 2021; veja a data

>> Vinte professores da UFPE estão na lista dos cientistas mais influentes do mundo

>> Covid-19: UFPE está desenvolvendo vacina com fungos utilizados em pães e cervejas

O documento recomenda que, para a realização das aulas presenciais, as instituições deverão observar os protocolos de biossegurança para o enfrentamento da pandemia da covid-19.

Portaria anterior

A portaria anterior, publicada no Diário Oficial no dia 2 de janeiro, que determinava a retomada das aulas em janeiro, não foi revogada, mas alterada no trecho que trata do início das aulas presenciais. O recuo do MEC se deu após a determinação ter repercutido de forma negativa.

Na ocasião, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que iria abrir uma consulta pública para "ouvir o mundo acadêmico" antes de tomar uma nova decisão.

O texto da nova portaria diz, ainda, que "os recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais poderão ser utilizados em caráter excepcional, para integralização da carga horária das atividades pedagógicas", no cumprimento das medidas para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.