PANDEMIA

Covid-19: Brasil passa das 180 mil mortes desde início da pandemia

Nesta sexta-feira (11), foram registrados 54.428 novos casos da covid-19; foi o 3º dia seguido com mais de 50 mil novos casos por dia

Da Agência Brasil
Da Agência Brasil
Publicado em 12/12/2020 às 8:59
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Desde o início da pandemia, mais de 180 mil pessoas morreram no Brasil devido ao novo coronavírus, segundo o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, nesta sexta-feira (11). Em 24 horas, em relação aos dados da quinta-feira (10), foram acrescidas às estatísticas 672 novas vidas perdidas. Com isso, o total de óbitos chegou a 180.437. A pasta ainda investiga se a morte de 2.296 pessoas foi por covid-19.

Já o número de pessoas infectadas acumulado foi para 6.836.227. Entre a quinta-feira e a sexta-feira, foram registrados por secretarias de saúde dos estados 54.428 novos diagnósticos positivos de covid-19. Foi o 3º dia seguido com mais de 50 mil novos casos por dia, retomando o ritmo de contaminação de julho e agosto. Na quinta-feira, o painel do Ministério da Saúde trazia 6.781.799 de casos acumulados.

>> Anvisa autoriza uso emergencial e temporário de vacina contra covid-19

>> Covid-19: secretário afirma que rede de saúde de Pernambuco está pronta para receber a vacina

>> Para conter avanço da covid-19, Mato Grosso do Sul decreta toque de recolher

>> Covid-19: Doria diz que para receber vacina não será preciso comprovar residência em São Paulo

>> Governo de Pernambuco proíbe festas de Natal e réveillon para tentar conter avanço da covid-19

>> Treze capitais têm tendência de avanço da covid-19, indica Infogripe

O balanço do Ministério da Saúde, divulgado diariamente, consiste na consolidação das informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde.

Ainda conforme a atualização do órgão, há 701.045 pacientes em acompanhamento. Outras 5.954.745 pessoas se recuperaram da doença.

Normalmente, os casos são menores aos domingos e segundas-feiras em função da dificuldade de alimentação pelas secretarias estaduais de saúde. Já às terças-feiras, eles podem subir mais em função do acúmulo de registros atualizado.

Estados

A lista dos estados com mais mortes pela covid-19 é encabeçada por São Paulo (43.802), Rio de Janeiro (23.630), Minas Gerais (10.565), Ceará (9.772) e Pernambuco (9.244). As Unidades da Federação com menos óbitos pela doença são Acre (747), Roraima (753), Amapá (846), Tocantins (1.195) e Rondônia (1.634).

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
- Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
- Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.