EMPREENDEDORISMO

MEIs de Pernambuco devem ficar atentos ao envio da Declaração Anual 2020; confira o prazo

O estado de Pernambuco possui cerca de 350 mil microempreendedores individuais, conhecidos como MEIs

Yuri Nery
Yuri Nery
Publicado em 15/12/2020 às 16:39
Divulgação / Sebrae
FOTO: Divulgação / Sebrae

Os mais de 350 mil microempreendedores individuais (MEIs) do estado de Pernambuco devem ficar atentos ao prazo para o envio da Declaração Anual 2020, que deve ser realizada do dia 2 de janeiro a 31 de maio de 2021. O secretário estadual do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, destaca que o envio da declaração é necessário para que o CNPJ dos empreendedores não seja suspenso.

“É necessário porque eles podem ter o CNPJ suspenso, então é importante estar atento e não deixar de fazer. Essa declaração é muito simples de fazer, então não tem nenhum prejuízo, nenhum empecilho de o empreendedor fazer a declaração”, disse.

O secretário destaca ainda o porquê do aumento de MEIs e da procura por essa modalidade de serviço no estado.

“Nós temos mais de 352 mil MEIs no estado de Pernambuco. Cresceu muito, porque é um valor pequeno que é pago. E os benefícios, como aposentadoria, salário maternidade, auxílio doença. Com um CNPJ você pode ter crédito nos bancos oficiais. E isso tem ajudado muito o pequeno empreendedor”, afirmou.

Envio da declaração

Os microempreendedores que não souberem como realizar o envio da declaração, podem buscar ajuda nos Expressos Empreendedores do estado, onde receberão completa assistência durante o processo.

“Eles podem procurar através do site seteq.pe.gov.br. E lá ele vê o expresso mais perto e pode agendar a visita, para poder ajudar nessa declaração, como também em outros serviços”, recomenda.

Mas o secretário reforça que a ida até uma unidade do Expresso Empreendedor, para a realização do envio da declaração, só é necessária para quem não tem acesso ou domínio da internet. Afinal, todo o procedimento pode ser realizado de casa.

“Pode fazer de casa. Quem não tem acesso a internet, é que a gente orienta a ir até os expressos empreendedores. Mas, as pessoas que têm acesso em casa, podem fazer direto. É simples. Só entrar no site. E aí faz a declaração em casa mesmo”, complementou.