Matrículas

Saiba como realizar matrícula na rede estadual de ensino

As matrículas para novatos da rede estadual de Pernambuco começam nesta terça-feira (15)

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 15/12/2020 às 9:13
Divulgação/ Prefeitura de Olinda
FOTO: Divulgação/ Prefeitura de Olinda

As inscrições para garantir a vaga na rede estadual de Pernambuco para 2021 começam nesta terça-feira (15) e vão até o dia 30 de dezembro.

O Secretário de Educação do Estado, Fred Amâncio falou como são feitas as inscrições.

“Todo o processo de matrícula é feito pela internet, no site www.matricularapida.pe.gov.br. Nós temos disponibilizados 162 mil vagas para estudantes novatos, 96 já foram ocupadas por estudantes vindos das redes municipais. A parir de hoje são dispositivos 66 mil vagas tanto em escolas regulares quanto em escolas em tempo integral”,disse.

Segundo o secretário quando feita a inscrição a vaga fica bloqueada.

O sistema é todo automatizado, a medida que você conclui o processo a vaga já está garantida, ela é bloqueada. Então fazer rapidamente dá mais opções de escolha para os pais”, aconselhou.

Fred afirmou que o processo pode ser feito pelo celular, mas caso os pais ou responsáveis não tenham acesso a internet é possível ir as escolas realizar o processo.

“O processo pode ser feito inclusive pelo celular porque é muito simples. Mas caso os pais tenham alguma dificuldade de acesso a internet eles podem procurar as nossas escolhas, nós disponibilizamos mais de 400 escolas que tem laboratório de informática para ajudar os pais, para que eles possam fazer o processo”, explicou.

Sites

Existem dois sites para matricula. Um para todo o Estado de Pernambuco que é o www.matrícularapida.pe.gov.br. E também um site para Caruaru e Região que é o www.minhamatricula.pe.gov.br.

“Nosso da nossa gerência regional de Caruaru e os municípios do entorno que são ligados a nossa gerência regional, como Toritana, Santa Cruz do Capibaribe, entre outros. Esses nós estamos fazendo um piloto de um novo sistema, ainda mais moderno que faz todas as análises da primera, segunda, terceira opção, utilizando inteligência artificial, mas ele vai ser usado apenas para essa região”, explicou o secretário.

“Então esse site [de Caruaru e região] é diferente, ele inicia a partir do dia 17 de dezembro, quinta-feira”, acrescentou Fred.

Dúvidas

Em caso de dúvidas existe uma central de informações que funciona diariamente das 7h às 21h. De segunda a sábado a central é o 08002860086.

Ouça a reportagem de Mônica Ermírio: