Bebês

Helena e Miguel são os nomes mais populares entre bebês nascidos em 2020

Helena e Miguel ficam no topo do ranking da BabyCenter Brasil desde 2018. Nomes de ícones negros, como o da cantora Iza e da Jornalista Maju Coutinho, também são destaques.

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 18/12/2020 às 11:24
Pixabay
FOTO: Pixabay

Não há dúvidas que o ano de 2020 foi um ano diferenciado por conta da pandemia do novo coronavírus. Mas, apesar das dificuldades vindas com a Covid-19, se tem uma notícia que traz alegria para todos, são aquelas que envolvem o nascimento de crianças. Todos os anos o BabyCenter Brasil divulga uma lista com os nomes de batismo mais populares do país. Neste ano, pela terceira vez consecutiva, Helena e Miguel ficaram no topo da lista.

Confira top 5:

Entre as meninas:

1. Helena
2. Manuella
3. Laura
4. Alice
5. Isabella

Entre os meninos:

1. Miguel
2. Arthur
3. Heitor
4. Théo
5. Davi

Nomes clássicos

Além da predominância desses nomes favoritos pelos pais, alguns nomes se destacaram, como Liz e Gael, que também foram os escolhidos por muitas famílias para batizar seus filhos.

Os nomes pequenos estão em alta, neste ano. Alguns exemplos são: Isis, Ayla, Luna, Maya, Bella, Elis e Jade para meninas e Théo, Ravi, Noah, Levi, José, Rael, Otto, Luan e Léo.

Uma outra tendência do ano de 2020 nos nomes de meninas foi a escolha de nomes de heroínas e mulheres fortes como a princesa Aurora, da Disney.

Personalidades Negras

Outra tendência percebida pelo BabyCenter Brasil foi a adoção de nomes de personalidades negras para nomear os novos brasileirinhos. No ano em que o mundo acompanhou longos protestos com o lema “Vidas Negras Importam”, alguns pais resolvem homenagear seus ídolos, escolhendo artistas negros que lutam contra o racismo.

Alguns dos nomes que mais chamaram atenção do levantamento foram os da jornalista Maju Coutinho e da cantora Iza. Também cresceu a escolha do nome Dandara, nome histórico do movimento negro. Dandara foi a companheira de Zumbi dos Palmares que lutou contra a escravidão e foi considerado símbolo de liberdade, resistência da luta da população negra do país.

MPB

Outros nomes que cresceram nas maternidades espalhadas pelo Brasil foram os baseados nos cantores de MPB, como Caetano, Tom, Gil e Elis.

Mulher Maravilha

Outro nome que ficou mais famoso foi o baseado na atriz do filme Mulher Maravilha, Gal Gadot.

Nomes Bíblicos

Nomes bíblicos sempre foram favoritos quando se trata da escolha dos nomes pelas famílias brasileiras. Em 2020, Gabriel, Esther, Josué e Hadassa foram os ganhadores no segmento.

Filhos de famosos

E é claro que as inspirações nos nomes dos filhos de famosos não poderiam ficar de fora da lista. Nomes que aumentaram este ano foram Rael e Zion, que são os nomes dos filhos da atriz Isis Valverde e da influenciadora Jade Seba.