Carnaval X São João

Prefeito de Petrolina defende que data do carnaval seja debatida entre autoridades locais

Miguel Coelho (MDB) lembrou que no meio do ano já há a expectativa para as festividades de São João

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 18/12/2020 às 12:30
Divulgação/Prefeitura de Petrolina
FOTO: Divulgação/Prefeitura de Petrolina

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), defendeu na manhã desta sexta-feira (18) que uma eventual transferência das comemorações do carnaval em 2021 para outro mês, que não fevereiro, deve ser debatida entre as autoridades locais. Em entrevista ao Passando a Limpo, da Rádio Jornal, Coelho lembrou que, no meio do ano, já há a expectativa pelas comemorações juninas que são muito tradicionais no Nordeste.

O comentário foi feito após a decisão do governo estadual de cancelar o carnaval no início de 2021, em função do crescimento da pandemia do novo coronavírus. “Eu acho que isso [suspensão do carnaval em fevereiro de 2021] já era previsível. Ninguém tem a previsão de imunizar todo mundo até fevereiro. Pelo contrário, a imunização deve começar em fevereiro”, disse.

Adiamento para o meio do ano

Miguel foi questionado sobre a possibilidade de adiar os eventos carnavalescos para meados de junho ou julho. “O que me preocupa pelo critério regional, até pela tradição do Nordeste, é que se jogar [o carnaval] para junho ou julho, mexe com o São João”, lembrou o gestor sertanejo, reforçando que as comemorações juninas também movimentam uma economia estruturada em torno da data.

“A gente precisa ter muita cautela para não imprensar o calendário. Esse debate não pode ser feito de Brasilia, tem de ser feito localmente”, defendeu Miguel Coelho.

Ouça a entrevista na íntegra: