isolamento

Dezembro tem menor nível de isolamento social desde abril, diz Datafolha

Uma pesquisa do Datafolha mostrou que os brasileiros têm saído mais ultimamente; Em abril, o índice de pessoas totalmente isoladas era 21%, agora está em 5%

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 21/12/2020 às 12:13
 Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem

Muitas pessoas têm lotado bares, praias e outros locais públicos em todo o Brasil. A sensação é quase como se o coronavírus nunca tivesse acontecido e, enquanto isso, os casos da doença crescem em várias partes do país. Segundo uma pesquisa do instituto Datafolha, os níveis de isolamento social caíram, chegando ao menor nível desde o mês de abril.

Em abril, 21% dos entrevistados disseram estar completamente isolados. Esse índice, agora em dezembro, é de apenas 5%. Já os que estão vivendo normalmente, sem mudar em nada a rotina para tentar diminuir a transmissibilidade do vírus, somam 7%, contra 4% do início da pandemia.

Outros 54% afirmaram que estão tomando cuidado, mas saem de casa para trabalhar ou fazer outras atividades.

A costureira Angela Berci, de 58 anos, falou que está saindo para alguns lugares, mas não todos. “Vou ao mercado, vou no comércio de tecido de vez em quando. Mas para praia e restaurantes não vou. Em aniversários também não estou indo. Quando saio, vou de máscara, álcool em gel e essas coisas”, disse.

Cuidados

É importante lembrar que o distanciamento social e o uso de máscaras continuam sendo as medidas mais efetivas para frear o avanço da covid-19. A doença já matou mais de 186 mil pessoas, somente no Brasil.