Missa da Vigília de Natal será no Santuário de Nossa Senhora de Fátima por conta da pandemia

A Missa da Vigília de Natal será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 21/12/2020 às 16:05
Acervo JC Imagem
FOTO: Acervo JC Imagem

O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, presidirá a Missa da Vigília de Natal, nesta quinta-feira (24), no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Soledade, na área central do Recife, às 20h. Este ano, por conta das restrições causadas pela pandemia da covid-19, somente 500 pessoas poderão participar presencialmente da missa, recebendo a comunhão no Santuário. A missa será transmitida pelo YouTube.

“Gostaríamos que uma multidão pudesse participar presencialmente, mas usamos de prudência para garantir a saúde de todos, que é dom de Deus e deve ser valorizada sempre, por isso restringimos a quantidade de pessoas na celebração”, explicou o arcebispo.

Distanciamento

Obedecendo às regras em vigor nos últimos meses, o santuário disponibilizará apenas 300 lugares em seus bancos, que representam 30% da capacidade da igreja e que estarão devidamente sinalizados para o público. O preenchimento das vagas será feito por ordem de chegada. Um telão será instalado na área que fica por trás da igreja, com mais 200 lugares (duzentas cadeiras plásticas). Na entrada do santuário, haverá aferição de temperatura e álcool em gel para higienizar as mãos dos fiéis. O uso de máscaras será obrigatório.

Missa era celebrada no Quartel do Derby

A tradicional Missa da Vigília de Natal é celebrada, todos os anos, no Quartel do Derby. Mas esse ano a tradição será quebrada para que o número de pessoas seja controlado com mais facilidade e não haja riscos de contaminação pelo Conoravírus. Em 2018, a celebração também ocorreu no Santuário de Fátima, por conta da previsão de chuva para a noite de Natal daquele ano.

A missa é bastante procurada por fiéis que querem viver a noite de Natal amparados e animados pela Palavra de Deus.

Programação

Às 19h30, o coral da comunidade dos Arautos do Evangelho fará uma cantata natalina. A missa terá início às 20h, presidida por dom Fernando Saburido e concelebrada pelo reitor do Santuário, padre Antônio Mota. Quem preferir, pode acompanhar a transmissão ao vivo da missa pelo canal de YouTube da Arquidiocese de Olinda e Recife.