VIDA NOVA

Primeiro bebê de 2021 nasceu no Recife 2 minutos após a virada do ano

O primeiro bebê de 2021 nasceu na Maternidade Barros Lima, na Zona Norte do Recife

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 01/01/2021 às 9:47
Divulgação/ PCR
FOTO: Divulgação/ PCR

O primeiro bebê a nascer em 2021, nas maternidades da Prefeitura do Recife, chegou ao mundo logo após a virada, aos dois primeiros minutos do novo ano. O nascimento aconteceu na Maternidade Barros Lima, localizada em Casa Amarela, na Zona Norte.

A criança, que se chama Anna Lívia, nasceu pesando 3.135kg e com 47,5cm, de parto natural, no Centro de Parto Normal (CPN) da Barros Lima. Agora, é a filha caçula de Lucineia Justino da Silva, de 32 anos, e Welson, que moram no Sítio Timburana, na cidade de Inajá, no Sertão, onde a mãe realizou as consultas de pré-natal para se preparar para o nascimento da bebê. Lucineia e a filha estão bem e devem receber alta amanhã.

Centro de Parto Normal

No último mês de agosto, a Prefeitura do Recife inaugurou a requalificação da Maternidade Barros Lima, que ganhou o Centro de Parto Normal. O objetivo desse espaço é de dar às gestantes comodidade e privacidade em um local acolhedor e ao mesmo tempo seguro para a mãe e o bebê, onde o protagonismo, a autonomia e a privacidade da mulher são respeitados.

As gestantes que forem parir na Barros Lima contam com seis suítes individuais no CPN, onde são priorizados métodos naturais para alívio da dor. Em uma das suítes, há uma banheira para realização do parto na água. Também há uma área de convivência onde as mulheres contarão com bola, banqueta, cavalinho e barra para alongamento. O Centro de Parto Normal foi erguido em áreas onde funcionavam as enfermarias coletivas, num espaço físico fora do centro cirúrgico. As maternidades Arnaldo Marques e Bandeira Filho também estão passando por requalificação para ganhar seus CPNs.