POLÍTICA

Apoiadores de Donald Trump invadem Congresso dos EUA; veja fotos

Manifestantes pró-Trump interromperam cerimônia que ratificava a vitória de Joe Biden como novo presidente dos Estados Unidos

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 06/01/2021 às 17:52
Saul LOEB/ AFP
FOTO: Saul LOEB/ AFP

Dezenas de apoiadores do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump invadiram o Congresso dos EUA, na tarde desta quarta-feira (6), durante a cerimônia que ratificava a vitória de Joe Biden como novo presidente do país.

O republicano não reconhece a vitória do democrata Joe Biden, acusando, sem provas, que houve roubo no processo eleitoral.

Segundo a imprensa dos Estados Unidos, por segurança, senadores e deputados foram colocados em locais seguros dentro do prédio do Capitólio, sede do Legislativo.

>> Joe Biden e Kamala Harris listam prioridades: pandemia, crise, clima e igualdade racial

>> Jair Bolsonaro reconhece vitória de Joe Biden, presidente dos EUA

>> Estados Unidos: Joe Biden garante votos para ser eleito presidente

>> Nordestino é vacinado contra covid-19 nos EUA e se diz "felizardo"

>> Trump declara vitória nas eleições dos Estados Unidos mesmo sem resultados definidos

O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, conduzia a cerimônia quando o Capitólio foi invadido.

Esse é o último passo para confirmar os resultados das eleições presidenciais. O procedimento meramente formal tomou rumos diferentes este ano, diante da negação de Trump em admitir a derrota.

 
 
 
 

Trump no Twitter

No Twitter, Donald Trump havia publicado uma mensagem dizendo que seu vice-presidente, Mike Pence, "não teve a coragem de fazer o que deveria ter sido feito para proteger nosso País e nossa Constituição".

 

Instantes depois do prédio ser invadido por seus apoiadores, Trump pediu calma aos manifestantes. "Sem violência! Lembre-se, NÓS somos o Partido da Lei e da Ordem", escreveu o presidente, em alusão ao partido Republicano.