Ciclo Natalino

Dia de Reis: Queima da Lapinha conta com desfile de Frevioca e sem público, no Recife

Lapinha vai sair do Parque Dona Lindu, no extremo sul da Capital, e vai desfilar pelas ruas do Recife até chegar ao Sítio da Trindade, onde será queimada.

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 06/01/2021 às 8:25
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Nesta quarta-feira (6), comemora-se o Dia de Reis, quando, de acordo com a tradição cristã, o menino Jesus foi visitado pelos Magos do Oriente, encerrando o Ciclo Natalino. Muito tradicional no Nordeste, a Queima da Lapinha, neste ano, precisou ser adaptada para evitar aglomerações por conta da pandemia do novo coronavírus.

A celebração oficial da Prefeitura do Recife será realizada a partir das 16h e a ideia é que a população não precise sair de casa para acompanhar. É que a Lapinha vai desfilar em carro aberto a partir do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, na Zona Sul, e percorrerá ruas de outros bairros da cidade, até chegar ao Sítio da Trindade, na Zona Norte.

O carro aberto onde a lapinha será vista vai ser seguido por uma Frevioca com a bandinha Mendes e sua Orquestra, que vão tocar músicas para embalar o desfile. Pastoras do pastoril Estrela Brilhante de Água Fria também acompanham o percurso.

Queima da Lapinha

A Queima da Lapinha acontecerá no Sítio da Trindade, sem participação do público, para evitar aglomerações. A expectativa é que a queima aconteça por volta das 18h, ao som de cânticos entoados pelas pastoras.