Doação de sangue

Estoque do banco de sangue de Pernambuco está em estado crítico

De acordo com Hemope, estoque do banco de sangue teve queda de 40%

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 06/01/2021 às 10:11
EBC
FOTO: EBC

Em meio à pandemia do novo coronavírus, o estoque do banco de sangue de Pernambuco está em estado crítico. De acordo com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), há queda de 40% no volume de bolsas. O problema atinge todos os tipos sanguíneos. A baixa também é registrada em outros estados do país.

Por causa desta situação, o Hemope solicita que a população possa fazer doação de sangue. “Nada fazemos sozinhos sem que todos estejam unidos e prontos para oferecer o seu sangue e a sua solidariedade em prol de todos aqueles que estão precisando”, disse Anna Fausta, diretora de Hemoterapia da instituição.

Doação

O doador deve ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação). Menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal e levar xerox da identidade no ato da doação.

Para doar, é necessário pesar mais de 50kg, estar bem alimentando e em boas condições de saúde. O doador também precisa levar documento com foto. Não é necessário fazer agendamento, mas dúvidas podem ser tiradas pelo telefone 0800-081-1535, no Recife. Em Caruaru, o telefone é o (81) 3719-9569.

Famosos precisam de doação

Nos últimos dias, dois famosos internados em Pernambuco precisaram de doação de sangue. A cantora gospel Amanda Wanessa, que sofreu um grave acidente na rodovia PE-60, e o cantor Genival Lacerda, que está internado com Covid-19.