SOLIDARIEDADE

Genival Lacerda segue em estado grave e precisa de doação de sangue; saiba como ajudar

A informação foi repassada pela assessoria do artista

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 06/01/2021 às 17:30
Divulgação
FOTO: Divulgação

O cantor e compositor Genival Lacerda segue internado em estado grave, em um hospital particular do Recife. A informação foi repassada pela assessoria de Genival, que também convocou uma campanha de doação de sangue para o artista, no Banco de Sangue Hemato, que está com baixos estoques.

>>>Genival Lacerda segue internado em estado grave em UTI

>>>"Comunicamos a todos que o quadro de Genival piorou", informa novo boletim

"A assessoria do Cantor @genivallacerda foi informada pelo citado Banco de Sangue, que o estoque está baixo, então, com base nessa informação, resolvemos, a assessoria do Genival Lacerda, com a anuência de seu filho/responsável pelo paciente, o sr. @cantorjoaolacerda, iniciarmos uma campanha para doação de sangue em nome do artista Genival Lacerda", diz a nota.

Post no instagram

Doação de sangue

*Para doar e preciso:*
- Ter idade entre 16 e 69 anos. (menores de idade precisam de autorizacao e presenca dos pais e com mais de 60 anos deve ter doado a menos de 1 ano);
- Estar em boas condicoes de saude;
- Pesar no minimo 50 kg;
- Nao ter feito uso de bebidas alcoolicas nas ultimas 12 horas;
- Apos o almoco ou ingestao de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas e nao e necessario estar em jejum;
- Apresentar documento oficial com foto (RG, CNH, etc);
- Nao ter contraido hepatite apos os 11 anos de idade;
- Se fez tatuagem ou piercing, aguardar 12 meses;
- Se passou por endoscopia ou processo endoscopico, aguardar 6 meses;
- Nao ter tido gripe ou resfriados nos ultimos 15 dias.
- Quem teve Covid deve aguardar 30 dias apos a recuperacao total.

Horário e endereço

*Hemato Banco de Sangue*
Rua Dom Bosco 723 - Boa Vista , Recife - PE,

Fone: (81) 3972-4050 ou 98107-0076

Segunda a sexta das 07:00 as 18:00.
Sabado- 08:00 as 18:00
Domingo- 08:00 as 12:00

Covid-19

Genival testou positivo para a covid-19 e, por isso, precisou ser internado.

AVC

Este ano, o cantor já esteve internado, no mês de maio, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Genival Lacerda passou três dias internado, no Hospital D'Ávila, na Zona Oeste do Recife.

Na época, a unidade hospitalar informou que o cantor e compositor evoluiu, durante o internamento, com "estabilidade clínica e neurológica".

Nota da Assessoria do cantor Genival Lacerda na íntegra

Informamos que no dia 01.01.2021, o paciente Genival Lacerda recebeu uma bolsa de sangue do Banco de Sangue Hemato, com endereço na Rua Dom Bosco, 723, Boa Vista (@bancodesanguerecife)! A assessoria do Cantor @genivallacerda foi informada pelo citado Banco de Sangue, que o estoque está baixo, então, com base nessa informação, resolvemos, a assessoria do Genival Lacerda, com a anuência de seu filho/responsável pelo paciente, o sr. @cantorjoaolacerda, iniciarmos uma campanha para doação de sangue em nome do artista Genival Lacerda, que esse ato possa ajudar todos os pacientes que necessitam de sangue e são abastecidos pelo GSM - Banco de Sangue Hemato.
Assessoria de Genival Lacerda.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.