Pandemia do novo coronavírus

Estudante de medicina brasileiro é vacinado contra covid-19 na Rússia

André Vieira, que é colaborador da Rádio Jornal na Rússia, foi vacinado contra covid-19 na manhã desta sexta-feira

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 08/01/2021 às 11:33
Divulgação
FOTO: Divulgação

Um alívio! O estudante de medicina brasileiro André Vieira, colaborador da Rádio Jornal em Moscou, foi vacinado contra a covid-19 na manhã desta sexta-feira (8). Junto com ele, mais 250 voluntários foram vacinados na mesma policlínica russa.

“Na manhã de hoje, recebi a vacina na policlínica perto da nossa universidade. A vacina foi aplicada para 250 voluntários. Todos das mais variadas idades e profissões”, comemorou o jovem.

Ele explicou as recomendações das autoridades médicas russas para os dias seguintes à vacinação. “Nos três primeiros dias, é extremamente proibido o consumo de álcool, a prática de exercícios físicos de qualquer intensidade e a ida a saunas. O médico que me atendeu também passou um telefone para que a gente ligue e relate como está sendo a experiência”, disse.

Vacina para todos

A vacina que a Rússia está usando, a Sputnik V, já pode ser aplicada em toda a população que se voluntariar, segundo André. “Fui vacinado como cidadão comum. Na fila, eles perguntavam quem era da área da saúde ou professor, mas, como a maioria não pertencia a essas classes, as pessoas foram vacinadas por ordem de chegada”, explicou o estudante.

Confira a entrevista na íntegra: