NOVO CORONAVÍRUS

Covid-19: mesmo durante pandemia, blocos carnavalescos promovem aglomerações no Recife

Pernambuco já soma quase 10 mil mortos por covid-19. Nas imagens, a maioria das pessoas desrespeita o distanciamento social e não usa máscaras.

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 11/01/2021 às 18:15
Reprodução / TV Jornal
FOTO: Reprodução / TV Jornal

Cenas de aglomerações promovidas por por agremiações carnavalescas em plena pandemia de covid-19, foram gravadas no último fim de semana. O fato aconteceu no Largo da Santa Cruz, bairro da Boa Vista, área central do Recife.

>>>Prefeituras do Recife e de Olinda promovem ação para tentar convencer banhistas a usarem máscara nas praias

Nas imagens, é possível ver pessoas fantasiadas, com instrumentos musicais e estandartes. A maioria desrespeitando o distanciamento social e sem utilizar máscaras.

Veja na reportagem

>>>Sem respeitar protocolos, blocos de carnaval saem nas ruas do Recife

De acordo com comerciantes da área, que não quiseram gravar entrevista, além do sábado, o evento também teria ocorrido na quinta e sexta-feira da semana passada, e teria sido organizado pela Federação Carnavalesca de Pernambuco, em comemoração ao aniversário da instituição.

A equipe de reportagem da TV Jornal foi até a sede da federação, que fica no mesmo local onde ocorreu o ensaio. Um funcionário, que não quis gravar entrevista, apenas informou que a direção da instituição estaria no interior do estado.

Os desfiles ocorrem no momento em que os números da covid-19 em Pernambuco apontam uma curva de alta no número de pessoas infectadas com a doença e de um aumento nas internações por causa do novo coronavírus. O número de mortes é de 9.851. No início desta semana, o estado registrou mais de 80% dos leitos de UTI disponíveis para a covid ocupados. São números que preocupam os moradores da área, que reprovaram a apresentação dos blocos carnavalescos em plena pandemia.

Durante o programa O Povo na TV desta segunda-feira (11), o apresentador Ciro Bezerra fez um forte comentário sobre a falta de responsabilidade e conscientização da pessoas que estão promovendo aglomerações em um período tão difícil.

Acompanhe no vídeo

Mangueira

Mas não foi apenas no bairro da Boa Vista que ocorreram aglomerações promovidas por blocos carnavalescos. No bairro da Mangueira, também foram registradas imagens de desfiles de agremiações pelas ruas da comunidade no último fim de semana.

Carnaval 2021 é suspenso em todo o estado de Pernambuco

Durante coletiva online, o secretário estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo, informou que o Carnaval 2021 está suspenso em todo o Estado. A medida foi tomada como forma de precaução e contenção ao avanço do novo coronavírus (covid-19).

Após apresentar dados da 50º semana da pandemia no Estado, indicando novo agravamento da calamidade sanitária, e somando o fato de que, até meados de fevereiro a maior parte da população ainda não estará vacinada, Longo afirmou que a festa será suspensa.

Nota prefeitura do Recife na íntegra

A Prefeitura do Recife informa que não promove ou autoriza a realização de shows, eventos ou apresentações artísticas/culturais, seguindo o decreto do Governo de Pernambuco que estabelece o funcionamento das atividades econômicas e sociais em âmbito estadual. A gestão municipal também reforça que seguirá orientando a população e fiscalizando o cumprimento da norma.

Nota Polícia Militar na íntegra

A Polícia Militar esclarece que segundo o comandante do Batalhão, o evento estaria previsto para acontecer no último sábado (09), no Pátio de Santa Cruz. Policiais militares entraram em contato com o organizador do evento previsto para ocorrer e o orientaram a encerrar a apresentação antes de sua realização, fazendo cumprir o decreto governamental de enfrentamento ao novo coronavirus. O 16º BPM está atento a demanda e esta semana intensificará as rondas e orientações em bares da região.

O trabalho de fiscalização no enfrentamento da pandemia da Covid-19 vem sendo realizado diariamente pelos Órgãos de Controle Urbano e de Defesa do Consumidor das Prefeituras com apoio da PMPE.

Lembramos que estamos vivendo um momento mundial difícil e a participação de todos nesse processo é muito importante para ajudar nesse processo. Cada um pode fazer a sua parte respeitando as normas e denunciando quando não houver o cumprimento.