ACIDENTE

Kombi apresenta falha mecânica e tomba em ladeira do Alto da Conquista

Moradores denunciam os problemas da ladeira do Alto da Conquista, em Olinda, no Grande Recife

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 12/01/2021 às 13:30
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

O motorista de uma Kombi perdeu o controle do veículo e provocou um acidente, em um trecho da Ladeira do Giz, localizado no Alto da Conquista, Olinda, na Região Metropolitana do Recife.

Segundo informações, a Kombi subia a ladeira, quando o veículo começou a apresentar falha mecânica. O motor teria começado a perder força.

>> Acidente entre caminhão, três carros e uma moto deixa mulher morta e feridos na BR-101

>> Médico de 26 anos morre em acidente após sair de plantão em Caruaru

Bloqueio

Para evitar um acidente maior, o motorista tentou fazer uma manobra, mas o veículo tombou. Parte da ladeira ficou bloqueada pela Kombi. Apenas motos passavam pelo local e, ainda sim, com dificuldade.

Perigo

Na manhã desta terça-feira (12), é que foi possível ter uma dimensão da periculosidade do acesso ao bairro do Alto da Conquista. A ladeira é extremamente estreita e de curvas sinuosas e fechadas. Pedestres e carros dividem o mesmo espaço, já que não há calçadas.

>> Cantora gospel Amanda Wanessa sofre grave acidente de carro na PE-60

Problemas

No local, não há sinalização. A iluminação, segundo moradores, também é precária. De acordo com o comerciante Adriano Negromonte vários acidentes já aconteceram no local.

Soluções

Para os moradores, uma das soluções práticas é alterar a forma de acesso ao Alto da Conquista.

Nota da Prefeitura de Olinda na íntegra

A Secretaria de Transporte e Trânsito de Olinda deslocará uma equipe técnica para fazer uma análise do trânsito no local e as demandas dos moradores e levantar o que pode ser feito. É importante salientar que a via citada é muito estreita, resultado de décadas de ordenamento urbano em desacordo com os padrões. Reformas mais profundas exigem um estudo mais amplo e complexo, com o envolvimento de diversas secretarias.

Uma equipe de iluminação de Olinda será enviada ao local até quarta-feira (13.01) para verificar as demandas da população e providenciar os reparos necessários.

Os moradores também devem fazer a solicitação para substituição das lâmpadas através do número 0800 730 3737 informando o endereço, número do poste ou o número da casa onde fica o poste. O pedido já entra direto no sistema e em até cinco dias o serviço é realizado, ele gera um número de protocolo. O 0800 está à disposição para solicitar atividades de reparos preventivos e corretivos. O atendimento funciona de 8h às 20h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, a operação é das 8h às 12h.

As equipes já fizeram mais de 42 mil ações de manutenção na iluminação pública, entre elas foram 5 mil ações de trocas de lâmpadas amarelas para metálicas e instalação de 2,8 mil refletores.