Educação

Enem em Pernambuco vai ter drones para tentar evitar aglomerações

Enem começa neste domingo (17)

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 15/01/2021 às 13:01
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

Um total de 1.520 policiais militares vão fazer a segurança do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Pernambuco a cada dia de aplicação das provas, nos próximos dois domingos (17 e 24). Para reforçar o policiamento e tentar evitar aglomerações, cinco drones também vão sobrevoar alguns colégios onde os estudantes vão responder as questões.

A operação começa sempre às 4h da manhã, quando as provas saem dos centros de armazenamento em direção aos locais de aplicação. As provas são levadas por carros dos Correios, que são escoltados por policiais.

No que diz respeito à dispersão de possíveis aglomerações, a PM vai contar com a conscientização do público. “A primeira coisa que a gente tem de contar é com a compreensão das pessoas. Temos consciência de que quem está ali são adolescentes, pessoas que buscam um acesso à faculdade e entendemos que as aglomerações, se ocorrerem, não serão por má intenção. Vamos vistorias as vias com drones e buscar diálogo”, afirmou o coordenador da PM no Enem em Pernambuco, Coronel Aurélio Vilaça.

Centro integrado

No Recife, em Caruaru, no Agreste, e em Serra Talhada, no Sertão, centros integrados com equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Compesa, Celpe e outras instituições vão acompanhar a realização das provas.