
A cidade de Alagoinha, no Agreste de Pernambuco, adquiriu três refrigeradores para armazenamento das vacinas contra a covid-19. A prefeitura anunciou ainda que os equipamentos de última geração contemplam as recomendações do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os refrigeradores têm uma grande importância no processo de vacinação por garantir a qualidade e a segurança dos imunobiológicos disponibilizados pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).
As equipes de saúde da cidade também já está se preparando para dar início à vacinação.
O município de Alagoinha fica a 225,5 km do Recife e tem uma população com cerca de 14 mil habitantes. A prefeitura não informou o valor dos equipamentos.
>> Com voo saindo do Recife, Brasil vai buscar 2 milhões de doses de vacina contra a covid-19 na Índia
>> Vacina contra a covid-19: Saiba quem receberá primeiras doses em Pernambuco
>> Médica explica por que, mesmo com 50% de eficácia, vacina CoronaVac é boa para o Brasil; entenda
Vacinação em Pernambuco
Os pernambucanos aguardam ansiosos pela vacina contra a covid-19. Nesta quinta-feira (14), o secretário estadual de Saúde, André Longo, comandou a reunião extraordinária do comitê técnico estadual para acompanhamento da vacinação contra a covid-19. A partir dos acordos e aprovação do Comitê, o plano seguirá para pactuação final, na próxima segunda-feira (18), na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), órgão que reúne as representações das secretarias municipais para pactuações junto ao Estado.
De acordo com Longo, a expectativa é de que, com a aprovação no próximo domingo pela Anvisa, as doses da vacina contra a covid-19, cheguem a Pernambuco na próxima semana. Confira abaixo quem faz parte do primeiro grupo prioritário.
- Pessoas idosas com mais de 75 anos
- Pessoas com mais de 60 anos em instituições de longa permanência de idosos
- Trabalhadores de saúde que estão na linha frente de enfrentamento da covid-19, nas UTIs e emergências
- População indígena aldeada