IMUNIZAÇÃO

Covid-19: avião com 270 mil doses da vacina pousa no Aeroporto do Recife

Imunizantes serão distribuídos em todo o estado de Pernambuco

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 18/01/2021 às 19:30
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Com a chegada do primeiro lote com 270 mil doses da Coronavac em Pernambuco, os repórteres da TV Jornal, Michael Carvalho e Mário Oliveira repassaram informações sobre o pouso do voo LA 3446, da Latam Airlines, no Aeroporto Internacional do Recife, durante o programa O Povo na TV desta segunda (18).

>>>Dom Fernando Saburido grava vídeo pedindo que todos tomem a vacina da covid-19

>>>Covid-19: médica responde perguntas e tira dúvidas sobre a vacina

O avião pousou por volta das 19h30 em solo pernambucano. Caminhões aguardavam no local para transportar as doses da Coronavac para a sede do plano nacional de imunização, localizada no Recife.

 

De lá, os imunizantes serão levados para as 12 Gerências Regionais de Saúde do Estado. "Com apoio das forças de segurança que farão escolta até a chegada nas cidades", destacou o secretário. Expectativa é que, em até 24 horas, todas as Geres tenham recebidos doses da vacina. As gerências são responsáveis por encaminhar as vacinas aos postos de saúde dos municípios.

Confira todas as informações

Grupos prioritários

O grupo prioritário para receber as primeiras vacinas é composto por cerca de 90 mil profissionais de saúde que atuam na linha de frente ao combate da covid-19. Também serão inclusos profissionais que trabalham em UTI ou com atenção básica. Idosos que vivem em instituições de longa permanência também deverão ser priorizados no início da vacinação, a estimativa do Estado é de que cerca de 2,6 mil idosos se enquadrem no requisito. Fechando o grupo prioritário, Pernambuco também deverá vacinar 6 mil indígenas durante a primeira fase da imunização.

Seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI), em Pernambuco, o grupo prioritário 1 corresponde a 630 mil pessoas. Para garantir as duas doses a todos eles, seriam necessárias 1.260.000 vacinas. Como o Ministério da Saúde está enviando 270 mil doses para Pernambuco neste lote, não será possível atender o primeiro grupo prioritário por completo. A nova recomendação do Ministério é que essas primeiras doses sejam destinadas a profissionais da saúde que atuem na ponta, idosos que vivem em asilos, pessoas com deficiência que vivam em instituições de longa permanência e indígenas aldeados.

“Essas vacinas vão atender, no primeiro momento, parte dos trabalhadores de saúde, algo em torno de 30%. Serão priorizados os que estão na linha de frente, atendendo à Covid-19. Além disso, estão incluídos idosos com mais de 60 anos em Instituições de Longa Permanência, como os asilos, além de deficientes internados em instituições e indígenas aldeados”, explicou Longo.

Segurança

De acordo com o secretário de Defesa Social do Estado, Antônio de Pádua, cerca de 5 mil servidores foram destinados para realizar a segurança e a logística do processo de vacinação. Entre os órgãos envolvidos no processo estarão a Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Científica, Corpo dos Bombeiros Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. O objetivo é garantir a segurança das vacinas, considerada o "líquido mais precioso que temos nesse momento", de acordo com Antônio de Pádua. Inicialmente cerca de R$ 1 milhão será investido na iniciativa, envolvendo escolta, logística, mapeamento e policiamento nas rotas, além de viaturas e insumos.

“Há um planejamento cuidadoso por parte de todos os órgãos envolvidos na operação. Isso visa garantir a segurança no transporte e armazenamento das vacinas, para que elas cheguem à população nas condições ideais, conforme o calendário de aplicação nos grupos prioritários. A Polícia Militar, dentro do seu escopo, tem toda a estrutura para fazer não só a segurança da logística desse transporte, mas também de onde vão ficar armazenadas as vacinas e os locais de vacinação. Teremos, assim, um apoio ostensivo das polícias nesse trabalho de presença nos locais", ressaltou o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.

No domingo (17), André Longo já havia destacado os preparativos do Governo do Estado para iniciar a imunização. "Ressalto que Pernambuco já está pronto para iniciar o processo de imunização. Na semana passada, todas as cidades pernambucanas já receberam as agulhas e seringas para as duas primeiras fases da Campanha. Agora, aguardamos a definição de cronograma e operacionalização de envio das doses para o Estado. Além disso, já nesta segunda-feira (18), iremos pactuar com os municípios pernambucanos os detalhes finais para o início da vacinação no Estado".