Vacinação

Vacina contra Covid chega nesta segunda aos Estados; médica explica quem vai receber primeiro

Governo também disponibilizou aplicativo para população se cadastrar para receber vacina

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 18/01/2021 às 10:40
Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após muita espera, o primeiro lote da vacina contra a covid-19 deve chegar em todos os estados do Brasil nesta segunda-feira (18). Mas quem serão os primeiros a serem vacinados? Como entrar na lista para ser vacinado? A médica epidemiologista Ethel Maciel respondeu essas perguntas em entrevista ao Passando a Limpo na manhã desta segunda.

Primeiros vacinados:

Neste primeiro lote, Pernambuco vai receber 270 mil doses da Vacina CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan. De acordo com Ethel Maciel, os primeiros a serem vacinados serão profissionais de saúde. “O Brasil está no topo do ranking de profissionais de saúde que morreram durante esta pandemia”, esclarece a epidemiologista.

Ainda segundo Maciel, além dos profissionais de saúde, idosos que residem em instituições de longa permanência também vão ser imunizados com prioridade. Nesse caso, os agentes de saúde devem ir até as instituições para aplicar o imunizante nos idosos.

Aplicativo

O Ministério da Saúde também disponibilizou um aplicativo de celular para que a população se cadastre. O aplicativo se chama “Conecte SUS”. A ideia é que o governo possa mapear a população. Ainda não se sabe, no entanto, se a população será convocada por meio do app nem a partir de quando isso pode acontecer.

Acompanhe a entrevista na íntegra: