ESPERANÇA

Idosa de 104 anos recebe vacina contra a covid-19 em Petrolina

Petrolina iniciou vacinação de idosos atendidos em casas de longa permanência

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 21/01/2021 às 13:24
 Jonas Santos/Divulgação/ Prefeitura de Petrolina
FOTO: Jonas Santos/Divulgação/ Prefeitura de Petrolina

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) que, até a tarde dessa quarta-feira (20), foram vacinadas contra a covid-19 3.814 pessoas, no Estado. Na cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, uma das contempladas foi uma idosa de 104 anos, moradora de um dos abrigos da cidade.

Além da aposentada Elvira de Jesus, cerca de 200 idosos atendidos em casas de longa permanência receberão doses da CoronaVac.

>> Com doses para menos de 1% da população, secretário de Saúde fura fila da vacinação contra a covid-19 em São José do Egito, Pernambuco

>> "Me arrependo. Não terei coragem de tomar de novo", diz fotógrafo que furou fila da vacina da covid-19 em Jupi, Pernambuco

>> Vacina contra covid-19: Saiba se você será vacinado com o 1º lote que chegou a Pernambuco

Ainda de acordo com a Prefeitura de Petrolina, também receberão a vacina as cuidadoras e os demais profissionais dos abrigos da cidade. Ao todo, seis instituições de longa permanência do município foram contempladas nesta quarta-feira (21).

Distribuição das vacinas

Em Petrolina, o primeiro lote de vacinas com 8.506 doses contemplará exclusivamente os trabalhadores da rede de saúde e idosos de casas de longa permanência.

Doses

De acordo com a SES-PE, todas as 184 cidades e o distrito de Fernando de Noronha já receberam as doses para a campanha de imunização contra a covid-19.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Mesmo com o início da vacinação contra a covid-19, é importante manter as medidas. Entre elas estão:

- Usar máscara em ambientes compartilhados

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.

- Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

- Evitar contato próximo com pessoas doentes.

- Ficar em casa quando estiver doente.

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
- Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.