PANDEMIA

Pernambuco registra quase 2 mil casos da covid-19 em 24h

Governo e autoridades sanitária têm reforçado constantemente a necessidade de respeitar as medidas sanitárias de prevenção à covid-19

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 21/01/2021 às 13:57
Bobby Fabisak/ JC Imagem
FOTO: Bobby Fabisak/ JC Imagem

A chegada da vacina contra a covid-19 para uma parcela pequena da sociedade foi um sopro de esperança, mas a pandemia ainda não acabou. Nesta quinta-feira (21), Pernambuco registrou quase 2 mil casos da doença. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), foram confirmados mais 1.985 infectados. Entre os confirmados nesta quinta, 55 (3%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.930 (97%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 246.799 casos confirmados da doença, sendo 30.492 graves e 216.307 leves.

Óbitos

Também foram confirmados 35 óbitos, ocorridos entre os dias 29/10/2020 e 20/01/2021. Com isso, o Estado totaliza 10.133 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Pernambuco suspende eventos e ameaça fechar parques

Durante coletiva de imprensa online, realizada nesta quarta-feira (20), o Governo de Pernambuco anunciou a suspensão de eventos sociais e corporativos. A determinação ocorre poucos dias após o estado ultrapassar a marca de 10 mil mortes causadas pela covid-19. Além disso, os casos de infectados têm se mantido em um patamar alto, o que preocupa as autoridades sanitárias.

A medida passa a valer a partir do dia 25 de janeiro e terá prazo de 30 dias. São considerados eventos sociais festas de aniversário, casamentos, batizados, formaturas e similares. No dia 6 de janeiro, o Governo do Estado havia anunciado a proibição de eventos com mais de 150 pessoas. Antes, eram permitidas até 300 pessoas.

Na semana passada, o secretário Estadual de Saúde, André Longo, ameaçou, durante coletiva de imprensa online, fechar as praias de Pernambuco. Nesta quarta-feira, a ameaça de fechamento foi destinada aos parques das cidades.

Ele justificou que essa é uma possibilidade analisada pelo comitê de enfrentamento à covid-19 diante do aumento de 5,3% nos pedidos de internação em leitos de terapia intensiva (UTI), no Estado, dedicados a casos suspeitos e confirmados da covid-19. Segundo o secretário, 1 mil pacientes estão internados nas UTIs públicas e privadas de Pernambuco.

Longo pediu rigidez das prefeituras para fiscalizar os parques das cidades.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Mesmo com o início da vacinação contra a covid-19, é importante manter as medidas. Entre elas estão:

- Usar máscara em ambientes compartilhados

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.

- Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

- Evitar contato próximo com pessoas doentes.

- Ficar em casa quando estiver doente.

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
- Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.