RMR

Falta d'água: Veja como ficará abastecimento no seu bairro após Compesa mudar calendário

A partir de fevereiro de 2021, por conta do novo calendário da Compesa, tempo médio sem água será maior do que no ano passado

Atualizada no dia 25 de janeiro
Atualizada no dia 25 de janeiro
Publicado em 22/01/2021 às 15:41
Divulgação
FOTO: Divulgação

A Compesa anunciou, nesta sexta-feira (22), um novo calendário de abastecimento de água em cidades da Região Metropolitana do Recife. De acordo com a Companhia, o baixo volume de chuvas impactou os níveis das principais barragens responsáveis pelo abastecimento da região. A medida será adotada como forma de "prevenir a vida útil dos mananciais", segundo Compesa.

>> Veja quando vai chegar água na sua casa com novo rodízio de abastecimento

>> Para diminuir falta de água, Compesa promete abrir 33 poços no Grande Recife

>> Conta da Compesa pode ser paga com cartão de crédito

Ao todo, dez cidades serão afetadas com a mudança. São elas: Recife, Olinda, Paulista, Igarassu, Abreu e Lima, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, Moreno, Cabo de Santo Agostinho e São Lourenço da Mata. A partir desta segunda-feira (25), esses municípios terão tempo médio sem água maior que no ano passado.

Esquema de rodízio

Com o novo calendário, os municípios de Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu, que antes enfrentavam um rodízio de um dia com água e quatro dias sem, agora ficam no esquema de um dia com água e sete dias sem.

Recife

Os bairros de Linha do Tiro, Beberibe, Alto Santa Terezinha, Água Fria, Bomba do Hemetério, Alto do Deodato, Alto José Bonifácio, Alto do Pascoal, Fundão, Porto da Madeira, Cajueiro, Hipódromo, Encruzilhada, Torreão, Campina do Barreto, Arruda e parte dos bairros do Espinheiro, da Jaqueira, da Tamarineira, do Rosarinho, do Parnamirim e dos Aflitos, que antes tinham um abastecimento diário, passam a enfrentar o rodízio no esquema de um dia com água e dois dias sem.

Ainda no Recife, os bairros de Engenho do Meio, Cidade Universitária, Várzea, Cordeiro, Caxangá, Jardim Petrópolis, Loteamento Novo Caxangá, Iputinga, Nova Morada, Vila Felicidade, Monteiro, Apipucos, Jaqueira, Dois Irmãos, Macaxeira, Casa Amarela, Casa Forte, Poço da Panela, Santana, Alto Santa Isabel, Mangabeira, Alto do Mandu, San Martin, Jiquiá, Vietnã e parte dos bairros da Tamarineira, do Rosarinho, do Parnamirim, dos Aflitos, da Torre, do Zumbi e do Prado, que tinham um abastecimento diário, entra no esquema de rodízio de um dia com água e cinco dias sem.

Os bairros que também passam a fazer parte do rodízio de um dia com água e um dia sem água, são Mustardinha, Ilha do Leite, Madalena, Graças, Coelhos, Paissandu, Boa Vista, Santo Amaro, Recife Antigo, Tacaruna, Vila Santa Luzia e parte dos bairros do Prado, da Torre, do Espinheiro, dos Aflitos e do Zumbi.

Já o Jordão Alto e Jordão Baixo entram no esquema de rodízio de 12 horas com água e 72 horas sem, e os bairros do Ibura de Baixo e UR3 ficam com um dia de abastecimento e dois dias sem água.

Jaboatão dos Guararapes

Alguns bairros de Jaboatão, como Engenho Velho, Santo Aleixo, Fazenda Suassuna, Centro, Bela Vista, Alto da Fábrica, Alto do Raposo, Multifabril, Vila Piedade, Lote 23, Vila Natal, Artur Xavier, 21 de Abril, Hermes de Fonseca, Bom Sucesso, Carlos Pinto, Nossa Senhora dos Prazeres, Alto do Vento, Marechal Rondon, Quitandinha, Alto Santa Rosa e Vila Rica, saem do modelo de um dia com água e 15 dias sem e passam a ficar um dia com água para 20 dias sem

Cabo de Santo Agostinho

No Cabo de Santo Agostinho, os bairros de Garapu, Cohab, Vilas Sociais, Pista Preta, Vila Pirapama ficam com um dia de água para um dia sem. Alto do Cruzeiro e Charnequinha ficam com 16 horas de abastecimento e 24 horas sem água.

Já os bairros de Cidade Jardim, Pontezinha, Ponte dos Carvalhos, Itapuama e Paiva ficam com 16 horas de abastecimento para 36 horas sem.

Camaragibe

A cidade de Camaragibe ficará no rodízio de um dia com água e 15 dias sem.

São Lourenço da Mata

Em São Lourenço, a população terá um dia com água para 10 dias sem.

Moreno

Em Moreno, os moradores terão dois dias com água para nove dias sem.

Ajustes

Os ajustes de calendário serão implantados de forma gradual a partir de 25/01/21.