IMUNIZAÇÃO

Covid-19: saiba como agendar e onde vacinar idosos acima de 85 anos em cidades do Grande Recife

Municípios do Grande Recife já iniciaram a vacinação contra a covid-19 em pessoas com idade superior a 85 anos

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 26/01/2021 às 18:15
Ascom Camaragibe / Cortesia
FOTO: Ascom Camaragibe / Cortesia

Nessa terça-feira (26), as 84 mil doses da AstraZeneca/Oxford recebidas no último domingo (24), começaram a destinadas à imunização de pernambucanos e pernambucanas com mais de 85 anos de idade. Recife e cidades da Região Metropolitana já iniciaram o processo de imunização nesse grupo prioritário. Confira abaixo informações sobre a vacinação em cada município.

>>>Veja onde idosos a partir de 85 anos vão poder se vacinar contra Covid-19 no Recife

>>>Covid-19: vacinação dos idosos a partir de 85 anos começa nesta semana em Pernambuco

Recife

A partir desta quarta-feira (27), idosos com 85 anos de idade ou mais que morem no Recife vão poder começar a receber a vacina contra a covid-19. Para isso, a prefeitura da cidade vai abrir nove centros e três postos drive-thru de vacinação em várias regiões da cidade.

Onde vacinar?

Os nove centros de vacinação vão funcionar nos seguintes locais:

  • Compaz Dom Helder Câmara, no Coque;
  • Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo;
  • Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela;
  • Compaz Miguel Arraes, na Caxangá;
  • Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro;
  • Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância;
  • Ginásio Geraldão, na Imbiribeira;
  • Escola Nadir Colaço, na Macaxeira e
  • UPA-E Fernando Figueira, no Ibura.

Os drive-thru serão instalados nos seguintes lugares:

  • Parque da Macaxeira;
  • Geraldão e
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Como fazer o agendamento?

Antes de sair de casa, os idosos precisam fazer o agendamento para confirmar o dia, horário e local em que querem ser vacinados. A marcação deve ser realizada pelo site https://conectarecife.recife.pe.gov.br/ ou pelo aplicativo Conecta Recife, disponível para Android e iOS.

Olinda

Olinda inicia, nesta quarta-feira (27), o processo de vacinação contra a Covid-19, para idosos a partir de 85 anos. A campanha integrada busca atender, nesta primeira fase, a 3.840 cidadãos do município, que deverão realizar o agendamento eletrônico, evitando aglomerações.

No primeiro dia, o ponto de partida será com pacientes acamados, incluindo aqueles já cadastrados na Rede Municipal de Saúde. A partir da quinta-feira (29) o trabalho será expandido para o Shopping Patteo, no bairro de Casa Caiada, oferecendo a imunização na área interna, além do serviço de drive-thru, com a vacinação dentro dos veículos.

Agendamento

A partir desta quarta-feira (27), um canal virtual de agendamento será disponibilizado pela prefeitura de Olinda, no endereço olinda.pe.gov.br.

Jaboatão dos Guararapes

O município do Jaboatão dos Guararapes recebeu, nesta terça-feira (26), 5.760 doses da vacina AstraZeneca/Oxford e mais 2.340 doses da Coronavac, enviadas pelo Ministério da Saúde. O aposentado José Ribeiro da Silva, de 90 anos, foi o primeiro a ser vacinado com a primeira dose da AstraZeneca, às 12h35. Idosos com idade a partir dos 85 anos, que são cadastrados na Estratégia de Saúde da Família (ESF), já estão recebendo a vacina de Oxford nas próprias residências.

Agendamento

Os idosos que não fazem parte do cadastro do ESF terão à disposição um aplicativo para agendarem data, hora e local onde serão imunizados nas demais fases da vacinação. As pessoas que não têm condições de se deslocar aos pontos de imunização serão atendidos por equipes itinerantes em domicílio.

Conforme o Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação Covid-19, serão montados pontos estratégicos e quatro drive-thru em Jaboatão para atender ao público-alvo nas três fases seguintes. Além das 5.760 doses da AstraZeneca, Jaboatão já recebeu 15.786 doses da Coronavac destinadas aos profissionais da saúde que atuam diretamente com a Covid-19, trabalhadores e idosos de Instituições de Longa Permanência de idosos (ILPI).

Paulista

A Secretaria de Saúde de Paulista informou que o município terá quatro pontos de vacinação. Neste momento, o esquema está montado para imunização da vacina de Oxford/AstraZeneca, que atenderá os idosos a partir de 85 anos, conforme determinado pela Secretaria Estadual de Saúde na tarde de ontem (25). A vacina chegou nesta terça-feira (26) no município e será ministrada à população idosa a partir de 85 anos nesta quarta-feira (27).

Pontos de vacinação da 1ª Fase:

  • Estacionamento do Shopping Norte Janga. Endereço: Av. Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 2491 - Janga;
  • Policlinica Adolpho Speck Endereço: R. Mimoso, 35 - Artur Lundgren I;
  • USF Ana Nery (bairro de Maria Farinha) Endereço: R. José Pereira de Amorim, 120 - Maria Farinha, Paulista.
  • Drive-Thru – próximo a UPA de Jardim Paulista Endereço da UPA: Estr. do Frio, 1000 - Jardim Paulista;* (A vacinação só ocorrerá nesse ponto a partir da próxima quinta-feira (28)

A Secretaria informou também que a Corona Vac continuará sendo administrada nos profissionais da saúde. Quando esse grupo tiver a imunização concluída, será dado seguimento à vacinação em idosos a partir de 75 anos, como estabelecido pelo Ministério da Saúde no calendário da 1ª fase.

Conforme informações da Secretaria de Saúde, a medida que o município for recebendo novas doses da vacina, e com o avançar das fases dos grupos prioritários, os pontos de vacinação deverão ser ampliados. A Secretaria visa atender a demanda de forma segura e dentro das medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades sanitárias.

Camaragibe

Foi dada a largada, nesta terça-feira (26), na vacinação contra a COVID-19 em idosos acima de 85 anos na cidade de Camaragibe. As equipes de saúde da prefeitura realizam a imunização com as 1.290 doses da vacina da Oxford/AstraZeneca enviadas ao município. Os critérios de imunização foram definidos pelo governo estadual.

Onde se vacinar?

As equipes da Secretaria de Saúde seguem realizando a vacinação de duas maneiras: para os idosos em condições de locomoção, é feito o contato para que os mesmos se dirijam à Unidade de Saúde do Bairro Novo com o objetivo de serem vacinados. Já com os acamados, a imunização acontece em suas casas, realizada pelos profissionais da prefeitura.

Cabo de Santo Agostinho

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realiza um mutirão de vacinação contra a Covid-19. A imunização é destinada aos idosos a partir de 85 anos e acontecerá nesta quinta-feira (28), na sexta-feira (29) e no sábado (30), sendo em duas localidades por dia. Não é necessário agendamento, apenas que o idoso compareça a um dos pontos de vacinação com identidade e comprovante de residência.

Os idosos a partir de 85 anos que têm dificuldade de locomoção serão imunizados em domicílio através do cadastro dos Postos de Saúde da Família. A expectativa é que nesses três dias as 1.350 nesta faixa etária sejam imunizados.

Quinta-feira (28)

Escola Prefeito Eronides Soares - R. da Praia, s/n - Pontezinha
Escola Professora Maria Thamar Leite da Fonseca - Rodovia Estadual Pe 28 Km 8, 8 - Enseada dos Corais

Sexta-feira (29)

Escola Professor Manoel Davi Vieira da Costa - R. Vicente Yanez Pinzon, s/n - Ponte dos Carvalhos
Escola Vereador Reginaldo Loreto da Silva - R. Projetada Dezoito, 144 - Engenho Ilha – Ponte dos Carvalhos

Sábado (30)

Escola Dr. Marivaldo Burégio de Lima - Av. Historiador Pereira da Costa, s/n - Centro
Escola Professor Antônio Benedito da Rocha - Av. Historiador Israel Felipe, 145 – Garapu

Horário: das 8h às 12h e das 13h às 16h

Agreste de Pernambuco

Caruaru

A nova remessa de vacinas contra a Covid-19 chegou em Caruaru nesta terça-feira (26). No total, serão 3.600 doses disponibilizadas e que serão aplicadas, exclusivamente, em profissionais de saúde que estão na linha de frente e em idosos a partir dos 85 anos.

Agendamento

O Espaço Cultural Tancredo Neves será o QG da vacinação, nos dias 28 e 29 de janeiro. Contudo, para que a dose seja aplicada, é necessário que seja realizado o agendamento pelo Disque Vacina 0800-2817080.

Para os idosos com idade a partir dos 85 anos acamados, os responsáveis deverão entrar em contato também pelo Disque Vacina para realizar um cadastro.