PANDEMIA

Covid-19: China passa a usar teste retal para detectar novo coronavírus

O teste retal para covid-19 também está sendo feito em viajantes do exterior que chegam ao país

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 27/01/2021 às 13:53
Pixabay
FOTO: Pixabay

Para detectar a presença da covid-19, a China está realizando testes retais em viajantes que chegam do exterior ao país e em pessoas de áreas de risco. A informação é da emissora pública CCTV.

O método é mais confiável porque o novo coronavírus permanece mais tempo no ânus do que no nariz ou na garganta. Por não serem práticos, os testes retais não são generalizados. "Considerando que coletar swab anais não é tão conveniente quanto os de garganta, no momento apenas grupos-chave, como aqueles em quarentena, recebem ambos", explicou o médico Li Tongzeng, do hospital You'an em Pequim.

>> China condena jornalista a 4 anos de prisão por relatar coronavírus em Wuhan

>> Brasil passa a exigir teste negativo de covid-19 para entrada no país

>> Farmacêutica Astrazeneca diz que não tem vacinas disponíveis ao mercado privado

De acordo com a Bloomberg, foram realizados, em Pequim, mais de mil testes pelo ânus, pela garganta e pelo nariz na semana passada, além de o teste de anticorpos, em crianças em idade escolar e professores. Os exames foram realizados após a descoberta de um caso assintomático, segundo as autoridades locais.

Viajantes testados

Passageiros de um voo de Changchun para Pequim precisaram desembarcar após autoridades descobrirem que uma pessoa a bordo fazia parte de uma área considerada de alto risco para transmissão do novo coronavírus. O grupo foi levado a um hotel, onde profissionais de saúde coletaram amostras de nariz e do ânus. O caso aconteceu na segunda-feira (25).

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Mesmo com o início da vacinação contra a covid-19, é importante manter as medidas. Entre elas estão:

- Usar máscara em ambientes compartilhados

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.

- Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

- Evitar contato próximo com pessoas doentes.

- Ficar em casa quando estiver doente.

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
- Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.