ARTE

RioMar recebe exposição sobre maracatu rural

Com a mostra sobre maracatu rural o visitante poderá matar um pouco da saudade do carnaval

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 01/02/2021 às 13:43
Divulgação
FOTO: Divulgação

O RioMar abre, nesta terça-feira (2), a exposição "Maracatu Rural - A Magia do Canavial" no Piso L3. O visitante terá a oportunidade de fazer uma viagem histórica, onde personagens, ritmos e mitos da dança representam uma das mais importantes manifestações culturais do País.

O Maracatu Rural virou protagonista da mais nova Mostra Cultural que será apoiada pelo RioMar Recife. Entre os dias 02 a 28/02, símbolos importantes dessa manifestação serão explorados através de fotografias, indumentárias, adereços, objetos, textos, distribuídos em painéis e ambientação criados especialmente para a exposição facilitando ao espectador um mergulho no imaginário popular que deu origem a este ritmo único surgido na Zona da Mata de Pernambuco.

O empresário Ângelo Filizola fala sobre a mostra. “Esta exposição, bastante colorida, conta a história do Maracatu de Baque Solto. Montamos uma verdadeira Corte, com Rei e Rainha, Cabloco de Lança e também a figura do Caboclo Arreia Mar que representa a sabedoria dos povos indígenas e tem a função de proteger dos espíritos das florestas”, disse.

A exposição já percorreu cidades como Salvador e Brasília. "O visitante pode matar a saudade do carnaval visitando esta exposição”, comentou.

Maracatu rural

Durante décadas, o maracatu rural vem sendo a principal identidade cultural de um povo que vivia do corte, colheita e produção da cana de açúcar. A partir de uma de uma concepção de vida dura e do convívio com outras culturas, em situações parecidas, surgiram os guerreiros que adentravam o canavial com suas enxadas e facões para garantir o sustento de cada dia. O Caboclo de Lança é ícone dessa manifestação encontrada em cidades da Zona da Mata de Pernambuco como Nazaré da Mata, Igarassu, Buenos Aires, Tracunhaém, Carpina, Chã de Alegria, Lagoa do Itaenga, Feira Nova, Araçoiaba, Paudalho, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Aliança, Glória do Goitá e Condado.

A mostra conta com a participação de profissionais altamente capacitados e conhecedores dessa manifestação cultural. A realização é da Cactus Promoções e curadoria de Afonso Oliveira. O projeto expográfico e designer é de Carla Gama, profissional reconhecida com exposições realizadas no Brasil e no Exterior.