Coronavírus

Covid-19: Mais 4 pacientes transferidos de Manaus recebem alta no Recife

Com isso, sobe para seis o total de pacientes amazonenses que venceram a covid-19, no HC.

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 02/02/2021 às 13:00
Cortesia
FOTO: Cortesia

Mais quatro pacientes transferidos do Amazonas para o Hospital das Clínicas, no Recife, receberam alta. Ees estão curados da covid-19, após sete dias internados na enfermaria de doenças infecciosas e parasitárias do hospital. Com isso, sobe para seis o total de pacientes amazonenses que venceram a covid-19, no HC.

>>Morre no Hospital das Clínicas um dos pacientes com covid-19 transferidos de Manaus

Outros pacientes

Outros dois pacientes receberam alta no último sábado.

>>Ministério Público vai investigar mortes por falta de oxigênio no Amazonas

Internados

Seis permanecem internados na unidade de saúde em tratamento contra a doença.

>>Whindersson Nunes anuncia que vai doar oxigênio para Manaus e pede ajuda de artistas

Rede de saúde em colapso e sem oxigênio

Com a rede de atendimento em colapso e sem oxigênio para tratamento da covid-19, o Amazonas terá de transferir parte dos seus pacientes a outros Estados. Segundo o governo local, no primeiro momento, 235 pacientes serão enviados a hospitais do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Goiás e Distrito Federal.

Há estimativa de que até 750 pessoas tenham de deixar Manaus para serem atendidas em outros locais. Mais cedo, em entrevista à imprensa, o governador Wilson Lima (PSC) afirmou que o Amazonas vive "o momento mais crítico da pandemia, algo sem precedente". No ano passado, as redes de saúde e funerária do Estado já colapsaram.

A crise se agravou nos últimos dias pela falta de oxigênio em unidades de saúde. Há ainda variante do novo coronavírus circulando no Estado.

O secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, disse à imprensa que o consumo diário de oxigênio teve um pico de 30 mil metros cúbicos em 2020. Neste mês, o pico de consumo foi de 70 mil metros cúbicos num só dia.

O governo federal irá apoiar a transferência dos pacientes, em aviões militares. O secretário nacional de Atenção Especializada em Saúde, Franco Duarte, disse que serão transferidos pacientes com quadros "moderados", que exigem uso de oxigênio, mas têm ainda condições de serem transportados.

Em nota, o governo do Amazonas afirma que, na noite de quarta-feira, 13, "a empresa fornecedora da maior parte dos gases medicinais à rede pública estadual oficializou 'dificuldades em relação à execução do plano logístico para a entrega de insumos e a alta demanda que vinha ocorrendo' na rede pública de saúde".

Mortes por asfixia

Com a nova explosão de casos de covid no Amazonas, o estoque de oxigênio acabou em vários hospitais de Manaus nesta quinta-feira, 14, levando pacientes internados à morte por asfixia, segundo relatos de médicos que trabalham na capital amazonense.

O Hospital Universitário Getúlio Vargas, ligado à Universidade Federal do Amazonas (UFAM), ficou cerca de quatro horas sem o insumo na manhã desta quinta, o que gerou desespero entre os profissionais, segundo relatou ao jornal O Estado de S. Paulo uma médica da unidade, que não quis de identificar.

O número de sepultamentos em Manaus quintuplicou em um mês, segundo dados divulgados pela prefeitura. Na quarta-feira, 198 enterros ocorreram na capital, dos quais 87 tinham confirmação para covid-19 e sete eram de casos suspeitos. Em 13 de dezembro foram 36 óbitos, seis com resultado positivo para o vírus. Isto representa um aumento de 450%.