Pandemia

Carnaval 2021: veja quais cidades cancelaram o ponto facultativo em Pernambuco

Após o Governo de Pernambuco suspender o ponto facultativo do Carnaval 2021, os municípios do Estado estão divulgando também suas decisões.

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 03/02/2021 às 9:55
Acervo JC Imagem
FOTO: Acervo JC Imagem

Após o Governo de Pernambuco suspender oficialmente o ponto facultativo de Carnaval 2021, confirmando o funcionamento normal das repartições estaduais na segunda (15) e terça-feira (16), os municípios do Estado estão divulgando também suas decisões, já que cada cidade tem a liberdade de escolher acompanhar ou não o posicionamento estadual.

>> Veja as cidades que cancelaram o ponto facultativo do Carnaval 2021 em Pernambuco

>> Carnaval 2021: após alterações por causa da pandemia, veja o que abre e o que fecha

Cancelamento estadual

O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, anunciou a decisão de âmbito estadual em coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira (28), quando informou que o Governo do Estado, por meio do comitê de enfrentamento à covid-19, tomou esse posicionamento para evitar aglomerações, que contribuem para a disseminação da covid-19, neste momento em que Pernambuco sofre com a alta no contágio.

Novaes argumentou ainda que o Carnaval não era feriado, antes mesmo da pandemia, tendo em vista que a gestão estadual decretava ponto facultativo, na segunda e terça-feira.

A iniciativa privada, por sua vez, pode escolher se vai funcionar ou não no período. Antes da pandemia, as empresas geralmente optavam por seguir o serviço público, dando folga aos seus funcionários, por conta da festa, que alterava todo o funcionamento das cidades. Agora, por conta da suspensão do Carnaval, o cenário deve ser outro.

>> Confira o clipe da TV Jornal para o Carnaval 2021

>> Governo decide sobre feriado de Carnaval em Pernambuco

>> Carnaval 2021 em Pernambuco: "Feriado está suspenso", afirma secretário

Municípios

Assim como as empresas, os municípios pernambucanos também têm liberdade de escolher entre suspender ou não o ponto facultativo. Veja as cidades que já divulgaram decisão, até o momento:

>> Estado de São Paulo também cancela ponto facultativo no carnaval 2021

>> Vai ter que cancelar hospedagem no Carnaval? Procon Pernambuco orienta

Petrolina

De acordo com decreto municipal, publicado no Diário Oficial da quinta-feira (28), Petrolina foi uma das primeiras cidades do Estado a divulgar seu posicionamento, decidindo manter o ponto facultativo, nos dias de Carnaval.

Desta forma, na segunda-feira (15), terça-feira (16) e quarta-feira (17), até as 14h, apenas os serviços públicos essenciais à coletividade, como Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), segurança e serviços de limpeza pública estarão funcionando.

Caruaru

A Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, publicou decreto no Diário Oficial do Município nessa segunda-feira (1º), cancelando o ponto facultativo no período de Carnaval 2021.

Desta forma, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro o expediente no serviço público municipal será normal. Em comunicado, a gestão municipal reforçou ainda "a necessidade da população respeitar os protocolos sanitários, a fim de não provocar possíveis aglomerações" durante o período.

Garanhuns

Também no Agreste de Pernambuco, Garanhuns optou por seguir o posicionamento do governo estadual, suspendendo o ponto facultativo na cidade.

Além das repartições municipais e estaduais, o comércio da cidade também funcionará normalmente, de acordo com decisão tomada após reuniões com representantes do setor.

Nazaré da Mata

Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte, afirmou que vai seguir a determinação do Governo de Pernambuco e irá abrir repartições públicas e comércio, na segunda e terça de Carnaval.

Bezerros

Já Bezerros, no Agreste, optou por manter o ponto facultativo, nos dois dias. De acordo com o município, apesar do cancelamento das festividades carnavalescas em Pernambuco, este ano, a cidade manterá o feriado como parte da tradição cultural e afetiva da população.

Riacho das Almas

A Prefeitura de Riacho das Almas também decretou a suspensão do ponto facultativo para os servidores públicos, nos dias de carnaval deste ano. O governo municipal publicou o decreto 05/2021, que estabelece o funcionamento normal em suas repartições, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro de 2021.

O decreto também assegura a normal realização da tradicional feira livre da segunda-feira, dia 15. A decisão reforça a necessidade de a população respeitar os protocolos sanitários, a fim de não provocar possíveis aglomerações durante o período momesco.

Ainda em discussão

As duas maiores representantes do Carnaval pernambucano, Olinda e Recife, ainda estão deliberando sobre o assunto.

Em Olinda, a Secretaria de Patrimônio, Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico informou que o posicionamento ainda está em análise, e que será anunciado, nos próximos dias.

A capital do Estado, por sua vez, está em tratativa com a classe artística, a respeito da decisão, segundo informou a assessoria de comunicação da Prefeitura do Recife. Ambas respostas foram cedidas nessa terça-feira (2).

Além disso, algumas cidades menores, com tradição nas festas carnavalescas, como Pesqueira, no Agreste, e Triunfo, no Sertão, também estão ponderando sobre o assunto, e informaram que irão divulgar decisão, nos próximos dias, por meio das assessorias de comunicação.