Mundo

Brasil precisa ceder para ter bons resultados na política externa, comenta correspondente da Rádio Jornal em Washtington

Com novo presidente dos Estados Unidos, Brasil vai precisar se adequar a normas ambientais

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 05/02/2021 às 10:38
Reprodução/Facebook
FOTO: Reprodução/Facebook

As primeiras semanas do governo de Joe Biden à frente da Casa Branca, em Washington, continuam sendo acompanhados com olhos atentos pelo mundo inteiro. Mesmo sem citar expressamente o Brasil, o novo presidente dos Estados Unidos já deu indícios de que o governo brasileiro precisa se alinhar às boas práticas de preservação ambiental para que os dois países possam ter relações amistosas.

Para a correspondente da Rádio Jornal em Washington, Fabíola Góis, o Brasil vai precisar ceder. “Biden quer melhorar a relação com o Brasil, mas, por outro lado, o governo brasileiro vai ter de ceder em alguns pontos. No cenário de política externa, nós somos concorrentes com os EUA em alguns produtos, como a carne, por exemplo, então, vamos ter de negociar algumas parcerias, alguns acordos”, analisou a jornalista no Passando a Limpo, da Rádio Jornal, na manhã desta sexta-feira (5).

Meio ambiente

A jornalista também comentou um dossiê produzido por acadêmicos e ativistas do meio ambiente que pedem que os EUA não fechem acordos com o Brasil. “Pegou muito mal, isso é muito ruim para a imagem do Brasil. Foi um dossiê assinado por mais de 100 acadêmicos e ativistas, entre eles, personalidades que defendem o clima. Eles estão muito preocupados que os EUA comprem esses produtos provenientes da Amazonia”, explicou.

Para Góis, o Brasil tem oportunidade de reverter a situação. “Mais de 80% da nossa energia é energia limpa. Essa é uma agenda que pode ficar afinada com os Estados Unidos. O Brasil tem condições de reverter isso, atendendo algumas questões de mudança,que é a agenda do Biden. Ele [Biden] vai dar uma prioridade enorme ao clima”, analisou.

Confira a participação de Fabíola Góis no Passando a Limpo: