saúde

Covid-19: Mais de 118 mil novas doses da vacina chegam a Pernambuco e distribuição deve começar nesta semana

A informação da chegada das vacinas havia sido antecipada pelo secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo

Com informações do Governo de Pernambuco
Com informações do Governo de Pernambuco
Publicado em 07/02/2021 às 11:33
Jailton Júnior/TV Jornal
FOTO: Jailton Júnior/TV Jornal

Mais 118.200 doses de vacina contra a covid-19 chegaram a Pernambuco neste domingo (07). A nova remessa de vacinas da Sinovac/Butantan será destinado aos trabalhadores de saúde. A distribuição para todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), que repassam para as cidades sob sua jurisdição, começa na segunda-feira (08). Ao todo serão envolvidos sete caminhões e duas aeronaves, em parceria com a companhia aérea Azul, para agilizar a entrega do imunizante em todo o Sertão do Estado.

> Covid-19: Anvisa retira obrigação de testes no Brasil para autorização de vacina

> Vacina: Veja quando Estados recebem novas remessas da CoronaVac, após Brasil receber insumos para 8,6 milhões de doses

"Essas novas doses nos dará a possibilidade de continuarmos avançando na imunização dos trabalhadores de saúde. Continuamos reforçando a importância de se priorizar aqueles que estão na linha de frente da Covid-19, em áreas como UTI, enfermarias, emergência, mas sabemos que diversos municípios já conseguiram contemplar esse grupo e estão dando seguimento para os mais diversos tipos de trabalhadores, como de outras áreas hospitalares e atenção primária. Nossa meta é que 100% da força de trabalho da saúde seja vacinada e isso será feito assim que o Ministério da Saúde encaminhar as doses que faltam para finalizar essa população", afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Ao todo, Pernambuco já recebeu 427.560 unidades da vacina da Sinovac/Butantan, para ambas as doses, que, além dos trabalhadores de saúde, contemplam 100% dos idosos em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência institucionalizadas e população indígena aldeada.

Também já haviam chegado, anteriormente, 84 mil doses do imunizante da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, destinadas a 100% dos idosos a partir dos 85 anos. O quantitativo da AstraZeneca é apenas para a primeira dose - o Ministério da Saúde informou que enviará posteriormente a segunda. Juntando ambos os fabricantes e a nova remessa deste domingo, Pernambuco irá totalizar mais de 511 mil unidades de vacinas contra a Covid-19 recebidas.

Grupos prioritários para receberem a vacina

Até o momento, podem ser vacinados contra a covid-19 são os profissionais da saúde na linha de frente de combate à doença; trabalhadores da atenção básica; idosos acima de 85 anos de idade; idosos acima de 60 anos que residem em instituições de longa permanência (abrigos) e trabalhadores desses locais; pessoas com deficiência severa a partir de 18 anos que moram em residências inclusivas. Confira abaixo como agendar e receber a vacina contra a covid-19.

Como agendar a vacinação?

O agendamento para receber a dose da vacina contra a covid-19 deve ser feita no site Minha Vacina ou no aplicativo Conecta Recife, que está disponível nas lojas de aplicativos para smartphones. Ao entrar no app ou site, é necessário definir qual o seu grupo prioritário e depois definir o dia, horário, local. Em seguida, é necessário anexar comprovante de residência e documento de identificação. Ainda há um formulário para preenchimento de dados como nome completo, CPF, telefone, data de nascimento e endereço.

Ponto para receber a vacina no Recife

  • Compaz Dom Helder Câmara, no Coque
  • Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo
  • Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela
  • Compaz Miguel Arraes, na Caxangá
  • Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro
  • Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância
  • Ginásio Geraldão, na Imbiribeira
  • Escola Nadir Colaço, na Macaxeira
  • UPA-E Fernando Figueira, no Ibura