ESPERANÇA

Covid-19: vice-diretor da OPAS comenta qual país deve atingir primeiro 70% da população vacinada

Especialistas consideram que é preciso atingir este número de pessoas vacinadas para controlar a pandemia da covid-19

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 09/02/2021 às 10:47
Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) expressou, nesta segunda-feira (9), preocupação com a possibilidade de as vacinas contra a covid-19 desenvolvidas até o momento não serem eficazes contra variantes do novo coronavírus. O vice-diretor da OPAS/OMS, o médico Jarbas Barbosa, explica que a ampliação da vacinação contra a covid-19 como uma forma de barrar o surgimento de novas variantes do Sars-Cov-2.

“O mundo estaria muito mais protegido se a gente já tivesse mais vacinas disponíveis e as pessoas estivessem mais vacinadas, porque a gente não daria chances para novas variantes aparecerem. As novas variantes só aparecem porque o vírus continua se disseminando”, afirma o médico.

>> Vacinação contra a covid-19: Ex-coordenadora do PNI critica lentidão no Brasil e sugere pré-cadastro

>> O que é IFA? Entenda importância do Insumo Farmacêutico Ativado na produção de vacinas contra covid-19

>> Covid-19: Recife inicia agendamento da 2º dose e amplia público da vacinação

Na África do Sul, pacientes que foram imunizados com a vacina da Astrazeneca/ Oxford desenvolveram a doença. O caso está sendo investigado. “Foi percebido na África do Sul um número muito pequeno de casos de pessoas que tinham sido vacinadas com a vacina da Astrazeneca/ Oxford e que desenvolveram a doença. Isso está sob avaliação, porque nenhuma vacina é 100% eficaz. A comprovação da eficácia é de que você tem menos casos entre os vacinados do que entre os não vacinados. Isso acontece com qualquer vacina. Então, é muito importante tomar a vacina. Esse caso que aconteceu na África do Sul está sob investigação se os anticorpos criados pela vacina não conseguiram proteger a pessoa contra essa nova variante ou se foi o que a gente chama de ‘falha primária’. Ou seja, uma pessoa que tomou a vacina e, que por algum motivo do seu sistema imunológico, ela não desenvolveu anticorpos suficientes”, detalhou o especialista.

País mais perto dos 70%

Especialistas consideram que para garantir uma imunização segura da população e controlar a pandemia da covid-19 é preciso atingir 70% da população vacinada. De acordo com Jarbas Barbosa, Israel deve ser o primeiro país a atingir 70% da população imunizada. “Acho que a gente, muito em breve, vai ter o primeiro país a atingir 70% de cobertura vacinal, que é Israel. Infelizmente Israel é uma exceção a conseguir uma vacinação muito rápida. Mas talvez a gente tenha a comprovação de que depois que passa de 70% da população vacinada a gente consegue interromper a transmissão do vírus”, concluiu.

Segundo dado da Universidade de Oxford, da Bloomberg, e do Consórcio de veículos e divulgados pelo Portal UOL, Israel já vacinou 40% da população. A vacinação contra a covid-19 começou ainda no final de 2020, no país.

Até o momento, no entanto, o Brasil imunizou cerca 3,4 milhões de pessoas, o que corresponde a apenas 1,6% de sua população de cerca de 210 milhões. Os números são do Our World in Data, plataforma da Universidade de Oxford.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Mesmo com o início da vacinação contra a covid-19, é importante manter as medidas. Entre elas estão:

- Usar máscara em ambientes compartilhados

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.

- Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

- Evitar contato próximo com pessoas doentes.

- Ficar em casa quando estiver doente.

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
- Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.