abastecimento

Falta de energia no Grande Recife prejudicou abastecimento de água, diz Compesa

De acordo com a companhia, a falta de energia fez com que ocorressem alguns estouramentos em adutoras

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 12/02/2021 às 20:59
Cirio Gomes/TV Jornal
FOTO: Cirio Gomes/TV Jornal

A Compesa informou que a falta de energia que aconteceu em algumas cidades do Grande Recife, nesta terça-feira (12), comprometeu diretamente na operação de vários sistemas de abastecimento de água que atendem os municípios do Recife, Olinda, Paulista, Camaragibe e São Lourenço da Mata. De acordo com a companhia, a falta de energia ocasionou os estouramentos em adutoras e prejudicou à distribuição de água nessas localidades.

Calendário de abastecimento prejudicado

Entra os problemas, a Compesa revelou que a falta de energia provocou os estouramentos na Adutora de Viana, que atende a cidade de Camaragibe, e a Estação Elevatória do Parque Capibaribe, em São Lourenço da Mata, por exemplo. Além disso, mesmo com a retomada da energia, os sistemas de abastecimento precisam de um tempo para a retomada plena de suas operações, fazendo com que os calendários de abastecimento estejam prejudicados.

> Novo esquema de abastecimento: Cresce procura por caixas d'água

> Compesa doa caixa d'água de 500 litros em campanha; saiba como conseguir

Por fim, a companhia disse que ''lamenta o ocorrido e informa que, mesmo com todo o cuidado na retomada da operação de seus sistemas, a falta brusca de energia pode provocar danos às tubulações''. Além disso, disse que as providências estão sendo adotadas para corrigir as ocorrências com a maior brevidade possível.

Como consultar calendário de abastecimento de água?

O novo calendário de rodízio de abastecimento de água no Grande Recife, imposto pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) já começou. No Grande Recife, os moradores vão precisar se acostumar a ficar mais dias sem receber água. Segundo a Compesa, o problema é causado pela baixa quantidade de chuvas na região. Clique aqui e saiba como consultar calendário de abastecimento de água da sua casa online