No ano do centenário, Cariri Olindense não sairá nas ruas durante Carnaval

Por causa da pandemia de covid-19, a celebração do centenário será sem folião, sem casa e sede cheias e sem orquestras nas ruas.

CARNAVAL 2021
No ano do centenário, Cariri Olindense não sairá nas ruas durante Carnaval

Cariri Olindense - Foto: Foto Bobby Fabisak/JC Imagem

A troça Cariri Olindense completa o seu centenário em 2021. A história da agremiação se confunde e se mistura às histórias da vida de Hilton Santana, um dos sobrinho dos fundadores e diretor do Cariri.

>>>Ciro Bezerra recebe homenagem na festa de 99 anos do Cariri Olindense

Este ano, a celebração do centenário será sem folião, sem casa e sede cheias e sem orquestras nas ruas. A diretoria precisou mudar os planos, porque cancelar a simbologia dos cem anos estava fora de cogitação. A festa precisa ser diferente, por causa da pandemia, mas o amor pela agremiação, permanece igual. Uma programação foi pensada especialmente para marcar a data histórica

Confira na reportagem

Pandemia x Cariri

Filho e neto dos fundadores da troça, Romildo Canuto, atual diretor conselheiro, se emociona ao lembrar a história do Cariri. Sem Carnaval, as ladeiras estarão vazias. O frevo não vai poder arrastar as multidões. Tudo vai precisar ser via redes sociais e esse fato é inédito. Fundada em 1921, essa é a primeira vez que a troça Cariri Olindense não desfila, desde que o carnaval virou tradição popular. Esse cenário histórico, por causa da pandemia, precisa e está sendo registrado para a posteridade.

O cineasta Helder Lopes está registrando os desafios da troça em comemorar os 100 anos sem Carnaval, em meio a essa crise sanitária, desde setembro de 2020. Essa história que se confunde com a história da cultura de Pernambuco, está sendo contada e transformada em um documentário que precisa ser custeado por um financiamento coletivo.Mas mesmo com a comemoração do centenário acontecendo praticamente dentro dos celulares e computadores, o amor pelo Carnaval e pelo Cariri continua no coração dos foliões.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.