Vacinação contra covid-19

Falsa aplicação de vacina contra covid-19: saiba como ter certeza de que imunizante foi aplicado corretamente

No Brasil, Conselho de Enfermagem investiga denúncias de falsa aplicação em três estados

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 16/02/2021 às 12:36
ReproduçãoYoutube
FOTO: ReproduçãoYoutube

Não bastasse a demora para receber a vacina contra a covid-19, agora, os brasileiros precisam se preocupar se, no dia e hora marcada para a vacinação vão receber o imunizante ou vento. Desde o início da vacinação, o Brasil já registrou pelo menos quatro casos de falsa aplicação da vacina.

De acordo com a CNN Brasil, o Conselho Federal de Enfermagem investiga profissionais nos estados de Alagoas, Rio de Janeiro e Goiás. Nesses estados, familiares de idosos perceberam quando profissionais de saúde ou não empurraram o êmbolo da seringa para injetar a vacina ou simplesmente não encheram a seringa com a dose do imunizante. Se houver confirmação dos casos, os profissionais podem perder o registro da categoria.

A pergunta que fica é: como ter certeza de que a vacina foi mesmo aplicada corretamente?

Em entrevista ao jornal Extra, o Professor do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do RIo de Janeiro (Uerj), Mario Roberto Dal Poz disse que o paciente pode pedir para olhar o frasco e a seringa antes e depois do processo de aplicação.

“Idosos têm direito a estarem acompanhados. O procedimento correto é o próprio profissional de enfermagem mostrar a seringa antes, durante e depois. Mostrando que a seringa vai ser aberta etc. Tem toda uma norma técnica, um protocolo que deve ser seguido”, afirmou Dal Poz.

4 dicas:

ATENÇÃO: Quando possível e sem aglomerações, fique atento ao processo de vacinação;

DE OLHO NA SERINGA: Peça para ver a seringa antes e depois da aplicação. Preste atenção se, antes da vacinação, o frasco está com o líquido e se, depois da aplicação, a seringa está vazia;

NUMERAÇÃO DO LOTE: Confira se a numeração do lote descrito no comprovante de vacinação é o mesmo que está escrito no frasco.

REGISTRE: Se necessário, filme o momento da aplicação.