Falsa aplicação de vacina contra covid-19: saiba como ter certeza de que imunizante foi aplicado corretamente

No Brasil, Conselho de Enfermagem investiga denúncias de falsa aplicação em três estados

VACINAçãO CONTRA COVID-19
Falsa aplicação de vacina contra covid-19: saiba como ter certeza de que imunizante foi aplicado corretamente

Técnica de enfermagem é afastada após fingir aplicar vacina contra covid-19 em idosa - Foto: ReproduçãoYoutube

Não bastasse a demora para receber a vacina contra a covid-19, agora, os brasileiros precisam se preocupar se, no dia e hora marcada para a vacinação vão receber o imunizante ou vento. Desde o início da vacinação, o Brasil já registrou pelo menos quatro casos de falsa aplicação da vacina

De acordo com a CNN Brasil, o Conselho Federal de Enfermagem investiga profissionais nos estados de Alagoas, Rio de Janeiro e Goiás. Nesses estados, familiares de idosos perceberam quando profissionais de saúde ou não empurraram o êmbolo da seringa para injetar a vacina ou simplesmente não encheram a seringa com a dose do imunizante. Se houver confirmação dos casos, os profissionais podem perder o registro da categoria. 

A pergunta que fica é: como ter certeza de que a vacina foi mesmo aplicada corretamente?

Em entrevista ao jornal Extra, o Professor do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do RIo de Janeiro (Uerj), Mario Roberto Dal Poz disse que o paciente pode pedir para olhar o frasco e a seringa antes e depois do processo de aplicação. 

“Idosos têm direito a estarem acompanhados. O procedimento correto é o próprio profissional de enfermagem mostrar a seringa antes, durante e depois. Mostrando que a seringa vai ser aberta etc. Tem toda uma norma técnica, um protocolo que deve ser seguido”, afirmou Dal Poz. 

4 dicas:

ATENÇÃO: Quando possível e sem aglomerações, fique atento ao processo de vacinação;

DE OLHO NA SERINGA: Peça para ver a seringa antes e depois da aplicação. Preste atenção se, antes da vacinação, o frasco está com o líquido e se, depois da aplicação, a seringa está vazia;

NUMERAÇÃO DO LOTE: Confira se a numeração do lote descrito no comprovante de vacinação é o mesmo que está escrito no frasco. 

REGISTRE: Se necessário, filme o momento da aplicação.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.