NOVO CORONAVÍRUS

Idosa de 94 anos morre atropelada depois de ser vacinada contra covid-19

A vítima chegou a ser socorrida e levada para o hospital, mas não resistiu

Com informações do JC Online
Com informações do JC Online
Publicado em 16/02/2021 às 17:00
 - FOTO: REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS
FOTO: - FOTO: REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

Uma mulher de 94 anos morreu atropelada pelo carro da própria filha na segunda-feira, 15, logo após ter recebido a vacina contra covid-19 em Conceição da Aparecida, a 347 quilômetros de Belo Horizonte, no sul de Minas Gerais. As informações são do portal O Tempo.

Segundo o Boletim de ocorrência, após deixar o ponto de vacinação, a idosa e a filha teriam parado em outro local para ver uma plantação de girassóis e estacionaram o carro em um declive. Porém, o freio de mão não teria sido acionado e o veículo deslizou sozinho em direção à nonagenária, que não pôde desviar e foi atingida.

A vítima, Edna Batista Cruz, chegou a ser socorrida e levada ao Hospital Municipal João Amélio Freire, mas não resistiu. A filha, muito abalada, também precisou receber atendimento médico. Mesmo com o socorro, Edna não resistiu. O corpo da idosa será enterrado neste terça-feira, 16, no cemitério do município.

Morte da primeira profissional do SAMU Recife

A técnica de enfermagem Liliane Quitéria dos Santos, de 48 anos, é a primeira vítima fatal do novo coronavírus entre os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Recife. Ela foi a óbito na manhã desta segunda-feira (15), no Hospital do Tricentenário, em Olinda. Ela lutava contra as sequelas deixadas pela covid-19 há cerca de nove meses. Em maio de 2020, momento em que a capital pernambucana vivenciada o pico da pandemia, Liliane apresentou os primeiros sintomas da doença, iniciada com um quadro de encefalite viral, a chamada infecção direta do cérebro causada pelo vírus.

>>>Pernambuco totaliza 282.913 casos confirmados de covid-19

>>>Bolsonaro diz que vai solicitar à Anvisa uso emergencial de spray nasal contra covid-19

"Naquela ocasião, ela procurou o Hospital Correia Picanço (bairro da Tamarineira, Zona Norte do Recife). Logo em seguida, desenvolveu um AVC (acidente vascular cerebral) hemorrágico e foi para o Hospital da Restauração (área central da cidade), onde operou e drenou o hematoma. Depois foi para o Alfa (referência no tratamento da covid-19) e recentemente, já com PCR para coronavírus negativo há cerca de seis meses, foi encaminhada para o Tricentenário, onde a família teve a possibilidade de ficar mais próxima dela. Estamos todos em luto", disse o médico Leonardo Gomes, coordenador-geral do Samu Metropolitano do Recife, em entrevista ao Jornal do Commercio.

Boletim SES-PE

Nesta terça-feira (16), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou 1.582 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 62 (4%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.520 (96%) são leves.

Mortes

Também foram confirmados 34 óbitos, ocorridos entre 26/10/2020 e 15/02/2021. Com isso, o Estado totaliza 10.711 mortes pela Covid-19.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.